Alimentos saudáveis que combatem o estresse

no stressMuitas vezes, a primeira atitude que as pessoas tomam quando são confrontadas com cenários de estresse ou com uma gama de emoções é de se empanturrar com alimentos calóricos e cheios de gordura. Esta atitude, nos faz pensar que estamos combatendo o estresse de modo eficaz. Porém, isso pode ser uma armadilha.

O consumo destes tipos de comidas pode, por razões óbvias, levar ao ganho de peso, o que nos traz mais estresse.

Antes de consumir os alimentos gordurosos que costumam te confortar em momentos de raiva, confira algumas opções bem mais saudáveis que, além de combaterem o estresse, colaboram com sua saúde.

Chá

O chá verde contém um aminoácido chamado L-theanina, que tem sido associado à redução da ansiedade e promoção do sono. O chá preto também é uma boa opção para relaxar. Um estudo de 2006 descobriu que os bebedores de chá preto conseguiram aliviar o estresse mais rapidamente, quando comparadas com indivíduos que não consumiam este tipo de bebida.

Chocolate amargo

Um estudo de 2009 mostrou que as pessoas que consumiam chocolate regularmente tinham níveis mais baixos de cortisol (hormônio associado ao estresse). E, como o chá, o chocolate amargo contém flavonoides, um tipo de antioxidante conhecido por suas propriedades relaxantes.

Peixes

Salmão, atum, sardinha e outros peixes ricos em ômega 3 também são algumas das armas para combater o estresse. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, EUA, examinou um pequeno grupo de estudantes de medicina e suas respostas físicas à ansiedade e estresse durante o ano letivo.

Os participantes que ingeriram suplementos de ômega 3, diminuíram em 20% o nível de ansiedade, em comparação com os alunos que tomaram pílulas de placebo. Além disso, os ácidos graxos presentes nos peixes ajudam a manter os níveis de cortisol lá em baixo.

Chocolate, aveia, peixe, leite... Alguns dos alimentos que revertem o quadro de estresse.
Chocolate, aveia, peixes, leite… Alguns dos alimentos que revertem o quadro de estresse.

Aveia

De um modo geral, os alimentos ricos em carboidratos, como a aveia, impulsionam o seu humor. Os carboidratos dão o pontapé inicial na produção de serotonina (neurotransmissor que regula o humor) no cérebro. Uma tigela de aveia no café da manhã pode ajudar você a ficar sereno durante todo o dia.

Folhas verdes

Magnésio, um mineral essencial para o seu corpo funcionar sem problemas, ajuda a relaxar os músculos e também a acalmar os nervos. É encontrado especialmente em folhas verdes, como acelga, couve e espinafre.

Frutas cítricas

Um estudo alemão realizado em 2002, descobriu que uma boa dose de vitamina C ajudou as pessoas a se recuperarem mais facilmente de uma situação estressante. Tanto a pressão sanguínea quanto os níveis de cortisol diminuíram rapidamente em pessoas que ingeriram suplementos de vitamina C, em comparação com os indivíduos que tomaram placebo, informa a pesquisa.

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Leite

O cálcio tem sido associado a menores oscilações do humor, pelo menos quando se trata da famosa tensão pré-menstrual (TPM). Esta descoberta também pode ser traduzida para situações de estresse ou ansiedade. Um copo de leite é uma boa fonte para se obter cálcio, mas há também alguns alimentos surpreendentes que também são ricos neste mineral, como a soja e couve.

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2 COMENTÁRIOS

    • Olá Lidiane,

      Não há nenhuma comprovação científica mostrando que sorrir, nos deixa mais inteligentes.

      Por outro lado, quando uma pessoa dá um sorriso, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. E isto já foi comprovado cientificamente.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

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