Os benefícios fantásticos da beterraba

beterrabaPode ser degustada em uma salada, suco, sopas, acompanhada de um bom peixe e até mesmo em forma de doce. Parece bastante, mas essas são algumas das utilidades da beterraba, um alimento que, além de versátil, está cheio de propriedades nutricionais.

Sem perder tempo, confira abaixo alguns dos benefícios que a beterraba pode trazer para o seu organismo.

Reduzir a pressão arterial

Um estudo recente realizado pela Universidade Queen Mary em Londres, Inglaterra, descobriu que um copo de suco de beterraba por dia foi mais eficaz na redução da pressão arterial do que a medicação.

Claro, isso não significa que você deva parar de tomar seus remédios, caso você sofra com hipertensão. Mas nada impede que você adicione um copo de suco de beterraba aos seus hábitos alimentares. Tal atitude pode ser útil no tratamento de pressão alta, angina e doenças cardíacas.

Anti-inflamatório

A beterraba crua ou em forma de suco, contêm betaína – um anti-inflamatório natural que ajuda a proteger contra o envelhecimento e outros tipos de doenças.

Aumentar a resistência na prática de exercícios

Um estudo da Universidade de Exeter, Inglaterra, descobriu que comer alimentos ricos em nitratos, como a beterraba, melhora a resistência física durante o exercício. Os cientistas estudaram vários alimentos e métodos de treinamento para ver o que aumentava a resistência. Para a surpresa de todos, o suco de beterraba foi o campeão, melhorando em 16% a capacidade das pessoas se exercitarem por mais tempo.

Aumentar a imunidade

A beterraba é rica em vitamina C, que estimula o sistema imunológico.

beterraba2

Efeitos anticâncer

O fitonutriente, proantocianidinas, que dá a beterraba sua cor púrpura é considerado um potente composto anticâncer. O mesmo vale para as fibras encontradas na beterraba, que aumentam a capacidade do corpo para detectar e remover as células anormais no organismo antes que elas possam se tornar cancerosas.

Reduzir os riscos da gravidez

A beterraba é rica em folato, a vitamina do complexo B que, quando consumido por mulheres grávidas, reduz o risco dos bebês contraírem defeitos congênitos.

Rica em minerais essenciais

A beterraba também contém manganês e potássio. O manganês é essencial para a saúde dos ossos, fígado, rins e pâncreas. O potássio ajuda a manter os nervos e músculos funcionando corretamente.

Referências  Livro The Life Force Diet
Care2

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here