10 Alimentos com mais vitamina C do que uma laranja

Quando se pensa em um alimento que contenha altas doses de vitamina C, a primeira coisa que vêm à cabeça é a laranja. A reputação realmente é bem merecida – uma laranja possui cerca de 80 miligramas de vitamina C – Porém, a fruta não deve ser considerada a principal representante do nutriente. Existem alguns outros alimentos com tanto ou até mais vitamina C que a própria laranja.

A vitamina C pode prevenir gripes e resfriados?

Está é uma antiga crença que atualmente tem sido questionada. A última pesquisa sobre o assunto saiu publicada há poucos anos na New England Journal of Medicine, da Universidade de Harvard, em Boston (EUA). O estudo concluiu que não há fundamento sólido que justificasse indicar vitamina C nos casos de gripes e resfriados.

Somente como título de observação, na liderança da defesa do uso maciço de vitamina C no combate ao resfriado está Linus Carl Pauling, um cientista que recebeu dois prêmios Nobel. Contrapor-se a um prêmio Nobel não é lá muito fácil. Exatamente por isto que ainda existem dúvidas na relação entre vitamina C e resfriados.

Fora isso, o nutriente ainda é vital para a nossa saúde, ajudando a reparar os tecidos do corpo (colágeno) que são essenciais para sustentar nossos órgãos e também proporcionando uma grande quantidade de antioxidantes.

Confira a lista de outros alimentos ricos em vitamina C. Qual é o seu preferido?

Acerola – 941 miligramas de vitamina C. (uma porção)

Caju – 220 miligramas (uma porção)

Pimentão – 190,3 miligramas. (uma xícara).

Pimentão verde – 119,8 miligramas. (uma xícara)

Couve – 160,8 miligramas. (dois copos)

Kiwi – 137,2 miligramas. (uma porção)

Brócolis – 132 miligramas. (Uma porção)

Couve-flor – 127,7 miligramas.  (uma cabeça pequena de couve-flor) 

Mamão – 95,6 miligramas. (um mamão pequeno: 157 gramas)

Morangos – 86,5 miligramas.  (uma porção)

Recomendação Diária

Homens adultos (acima de 19 anos): 90 miligramas.

Mmulheres adultas: 75 miligramas.

Referências Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

                  hsw

                  drauzio varella

                  huffingtos post

Até a próxima!

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13 COMENTÁRIOS

    • Olá,

      Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 100 gramas de mexerica, tipo Murcote, contém 22 mg de vitamina C, já a do tipo Rio, contém 112 mg de vitamina C.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    • Olá Felipe,

      Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Universidade de Campinas, a goiaba branca contém 99,2 miligramas de vitamina C. Já a goiaba vermelha, contém 80,6 mg. (100 gramas).

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

    • Olá Maia!

      Segundo VALLILO et al., (2005), o cambuci possui 33 miligramas de Vitamina C para 100 gramas do alimento.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

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