8 formas cientificamente comprovadas para acelerar o metabolismo

metabolismoToda vez que comemos ou bebemos, podemos agradecer ao nosso metabolismo por conseguir converter todas as calorias em energia. De forma simples, quanto mais rápido for o nosso metabolismo, mais eficiente será a queima de calorias. Quanto mais lento, menos calorias serão queimadas e, consequentemente, armazenaremos mais gordura.

Nosso peso, sexo e idade são fatores que influenciam a nossa taxa metabólica, mas também há maneiras de controlar de forma independente a sua velocidade.

Aqui estão 8 maneiras de impulsionar o nosso metabolismo:

1. Dormir – pesquisadores descobriram que há uma ligação forte entre o metabolismo e o sono, sendo que, uma noite mal dormida, pode retardar seriamente o metabolismo.

2. Beber água – beber bastante água é uma maneira simples para acelerar a digestão e queimar calorias. Estudos mostram que a água pode aumentar o metabolismo em até 30%, principalmente se ela for gelada. A água fria deve ser aquecida no estômago antes de ser absorvida, e este processo de aquecimento é o que faz com que o metabolismo acelere rapidamente.

3. Não pule o café da manhã – estudos mostram que o metabolismo trabalha mais rápido, quando você começa o dia com café da manhã. Este pode ser o momento de reconsiderar aquela soneca adicional antes de se levantar, e tomar o café da manhã antes de começar o dia. O que comer? Pode ser algo simples, como uma tigela de iogurte.

4. Apimentar os alimentos – da próxima vez que você estiver cozinhando um peito de frango, adicione uma pitada de pimenta no alimento. Estudos sugerem que a capsaicina, um antioxidante presente na pimenta, pode acelerar o metabolismo em até 20% e também estimular substâncias químicas do cérebro de uma forma que lhe ajuda a sentir-se satisfeito.

pimenta

5. Beber chá verde – este superalimento cheio de antioxidantes também acelera o metabolismo. Além disso, o chá verde é naturalmente livre de calorias, por isso, não há razão para não desfrutar de uma caneca (ou duas) desta bebida.

6. Coma com sabedoria – certos alimentos, como o atum, ajudam a acelerar a taxa metabólica. O arroz e o feijão, dois alimentos bem conhecidos dos brasileiros, também aceleram o metabolismo e saciam a fome por mais tempo.

7. Beber café – uma xícara de café é absorvida na corrente sanguínea muito rapidamente, acelerando a frequência cardíaca e proporcionando um aumento metabólico com picos de até três horas após a ingestão da bebida.

8. Rir muito! – cientistas descobriram que apenas 10 minutos de riso por dia pode queimar energia. Este é mais um motivo para ficar sorrindo!

Comente com sua conta do Facebook

11 COMENTÁRIOS

  1. Execelente! Meu metabolismo está a mil! Comecei uma dieta há 1 mês e vinte dias e até o dia de hoje já eliminei 9.2 kg, saí dos 74.7 e estou nos 65.5! Tomo muita água, retirei refrigerantes, molhos gordurosos, embutidos e congelados, carnes gordas, arroz branco, açúcar, leite e iogurtes integrais. Adicionei mais fibras, chia, frutas, legumes, verduras, leite desnatado, iogurte zero, azeite, gergelim, pão e arroz integral. O café tenho tomado apenas no café da manhã, mas hoje tive vontade de tomar aqui no trabalho a tarde e com açúcar! Acessei este site e vejo essa excelente matéria dizendo que em pequenas doses o cafezinho acelera o metabolismo. Obrigado!

    • Olá Fernando,

      Parabéns por sua atitude saudável e pelos quilos perdidos. O consumo equilibrado dos alimentos é a chave para o sucesso de uma dieta, até mesmo no caso dos alimentos que você gosta, como o café.

      Obrigado por seu depoimento e qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Volte sempre!

  2. A fonte dessas informações é confiavel? se sim, é possível emagrecer apenas reduzindo calorias ingeridas e aplicando essas dicas?

    • Olá Victor!

      Sim, as informações postadas aqui no Líbero Alimentos são retiradas de revistas científicas ou artigos escritos por profissionais da saúde renomados.

      O mais importante é que essas dicas sejam aplicadas a um plano de dieta saudável. Por isso, sempre indicamos que procure um profissional da saúde da sua preferência, como um nutricionista, para que o mesmo possa lhe fornecer o melhor e mais eficaz método para emagrecer.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here