5 alimentos que você deve incluir em sua dieta para controlar o apetite

alimentos-que-controlam-apetite-01A saciedade, ou a sensação de saciedade após consumir uma refeição é um dos fatores mais importantes quando se trata de uma dieta. A saciedade nos impede de comer demais e desnecessariamente durante todo o resto do dia, e isto pode ser determinante para quem deseja emagrecer.

Ao longo dos anos, vários estudos têm identificado certos ingredientes e alimentos que ajudam a reduzir o apetite, enquanto, ao mesmo tempo, proporcionam as pessoas sentimentos de satisfação após uma refeição.

Veja abaixo, alguns dos principais alimentos que controlam o apetite e ajudam a manter um peso saudável.

Proteína

Seu corpo realmente queima calorias enquanto digere e metaboliza as proteínas. Uma vez que o processo de digestão é mais demorado, você se sente mais completa(o) por períodos prolongados.

Um estudo realizado em 2013, envolvendo 20 jovens com sobrepeso, mostrou que comer um café da manhã repleto de proteínas pode ajudar a melhorar a saciedade, reduzir a motivação alimentar e melhorar a qualidade global da dieta. A ingestão de proteína no período da manhã também foi associada a uma redução no consumo de lanches à noite em comparação com aqueles que não consumiram qualquer alimento no café da manhã.

Amêndoa

Consumir apenas 50 gramas de amêndoas pode reduzir a fome. Além disso, a amêndoa é rica em vitamina E, gordura monoinsaturada, fibras e proteína.

Cereais integrais e fibras dietéticas

De acordo com um estudo de 2014, comer grãos integrais ricos em fibras pode diminuir a fome e aumentar a sensação de saciedade. No estudo, os indivíduos que ingeriram grãos integrais experimentaram menor desejo de comer e maior saciedade quando comparados aos participantes que consumiram grãos refinados.

Além de diminuir o seu colesterol e a pressão arterial, alimentos ricos em fibras fazem você se sentir mais completa(o), porque absorvem líquido durante a digestão, causando-lhes inchaço no estômago.

alimentos-que-controlam-apetite

Ovo

Os ovos são carregados com proteínas que vão cortar seu apetite. Comer ovo no café da manhã vai controlar seu apetite a ponto de consumir 330 calorias a menos do que o habitual durante o resto do dia.

Ervilha

Rica em proteínas, fibras e com baixo teor de gordura, a ervilha, bem como o feijão, lentilha e grão de bico (todos os membros da família das leguminosas) contribuem para o controle do apetite. Uma recente meta-análise publicada no Journal of Obesity, descobriu que as pessoas ficavam 31% mais satisfeitas após comer uma refeição que incluía estes alimentos.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta