O que é quinoa?

quinoaQuinoa pra cá, quinoa pra lá… A palavra quinoa está cada vez mais em evidência nos inúmeros programas de tv e sites na internet que abordam o tema alimentação. Mas, o que realmente é quinoa? Qual seu sabor, seu valor nutricional e, principalmente, como ela pode fazer bem para sua saúde? Respondemos a estas e mais algumas perguntas sobre este alimento que não é tão conhecido pelos brasileiros.

A primeira dúvida surge no nome. Algumas pessoas denominam este alimento de quinua, outros a chamam de quinoa. Seu nome científico é Chenopodium quinoa.

Se você está procurando um carboidrato altamente nutritivo, que não só vai ajudá-la(o) a ficar magra(o), mas que também vai maximizar os seus níveis de energia, então você encontrou o alimento certo.

Qual é o gosto da quinoa?

O sabor e a textura da quinoa é um pouco parecido com aveia. É macio w cremoso. A grande vantagem é: ela pode ser preparada de muitas maneiras diferentes, tornando-a extremamente versátil.

Qualidades nutricionais

Uma xícara de quinoa lhe dará cerca de 127 calorias, 2 gramas de gordura, 23,4 gramas de carboidratos e 4,5 gramas de proteína. Na verdade, ela tem um perfil bastante semelhante ao arroz integral. É uma ótima opção para você que está tentando manter um estilo de vida ativo.

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Os benefícios da quinoa

1. Fonte completa de proteínas – Diferentemente da maioria dos grãos, que contêm uma fonte incompleta de proteínas, a quinoa fornece o espectro completo de nove aminoácidos essenciais. Então, é uma escolha incrível, especialmente se você é vegetariano.

2. Ótimo para a saúde cardiovascular – Quinoa é rica em magnésio que é um importante composto para manter a boa saúde cardiovascular e também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo as taxas de hipertensão, doença cardíaca, ou arritmia cardíaca.

3. Fornece suporte antioxidante – A ingestão regular de antioxidantes é fundamental para afastar os efeitos nocivos dos radicais livres que encontramos em uma dieta diária. Quinoa faz um trabalho maravilhoso de impulsionar seus níveis de antioxidante, que ajudam a promover um sistema imunitário saudável, e garantir que os glóbulos vermelhos permanecem em ótimas condições.

Portanto, se você ama alimentos com carboidratos, mas realmente gostaria de encontrar uma opção mais saudável para aquelas velhas massas ou para o arroz, quinoa é um ótimo substituto para os alimentos mais ricos em carboidratos.

Agora que você já sabe como a quinoa é boa, corra para comprar. Você pode encontrar este grão em lojas que vendem produtos naturais, feiras ou em supermercados no setor de alimentos integrais.

 Fonte Dietriffic

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18 COMENTÁRIOS

    • Olá Tania,

      Temos muitos textos (mais de 200) sobre dieta, emagrecimento, alimentação saudável… Você precisa de algo específico?

      Dessa forma, fica mais fácil enviar os textos que atendam suas necessidades.

      Obrigado!

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