Como fazer quinoa?

quinoaConsiderada uma das tendências alimentares deste ano, a quinoa é um dos grãos mais nutritivos que você pode encontrar na natureza.

Meia xícara deste superalimento contém 111 calorias, 4 gramas de proteína, 3 g de fibra e 2 g de gordura, além de não possuir glúten. E não para por ai!

A quinoa é um dos poucos alimentos de origem vegetal que é uma proteína completa. Isto significa que ela fornece ao corpo todos os 9 aminoácidos essenciais que devemos consumir diariamente. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano, histidina e valina.

Se você quer incluir a quinoa nos seus hábitos alimentares, a hora é agora.

Selecionamos algumas dicas de como usufruir ao máximo desse grão. Com apenas 15 minutos e alguns truques bem interessantes, a quinoa vai fazer parte da sua vida. Confira!

1. Lavar a quinoa

A quinoa possui um revestimento amargo chamado de saponina que é facilmente retirado com água. Coloque a quinoa em uma peneira de malha fina e enxague em água fria por alguns segundos. Retire o excesso de água e você estará pronto para prosseguir com o cozimento.

2. Fritar

Pegue uma frigideira, adicione um pouco de óleo (1 colher de sopa de óleo neutro, como canola, para cada 1 xícara de quinoa) e frite de 6 a 8 minutos em fogo baixo até que a quinoa fique com uma cor dourada. Este método vai adicionar um sabor mais intenso ao alimento antes do cozimento.

3. Mais opções além da água

Cozinhe a quinoa em fogo baixo. A proporção é de dois copos de água para uma xícara de quinoa. A água é a opção mais fácil, barata e saudável, porém, você pode encontrar nos supermercados, alguns caldos com baixo teor de sódio como, frango, cogumelo ou legumes, que podem complementar o seu prato.

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4. Atenção ao tempo

A quinoa cozinha rapidamente, cerca de 15 minutos ou menos. O momento certo de retirar do fogo é quando parecer que a quinoa abriu, revelando o interior do grão.

5. Saboreie!

O sabor e a textura da quinoa são parecidos com aveia. É macio e cremoso. A grande vantagem é que ela pode ser preparada de muitas maneiras diferentes, tornando-a extremamente versátil.

Bom Apetite!

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