Os benefícios fantásticos da melancia

beneficios-melanciaA melancia é um dos alimentos que melhor representa o verão. Sua doçura refrescante ou mesmo a explosão de cores que adiciona um brilho a mesa, fazem da melancia uma das frutas mais prediletas dos brasileiros.

Além do seu rico sabor, a melancia também possui alguns benefícios poderosos para a saúde. Contendo 46 calorias por xícara, a melancia oferece 20% da sua ingestão diária de vitamina C e 17% de vitamina A. Tem mais!

A melancia contém fibras alimentares essenciais para a saúde digestiva, bem como potássio, um mineral que ajuda a manter a pressão arterial normalizada.

Quer conhecer mais sobre os benefícios da melancia? Veja abaixo!

Tem mais licopeno que o tomate

Um copo de melancia possui 2 vezes mais licopeno que um tomate fresco. O licopeno é considerado um super antioxidante que atua impedindo os radicais livres de danificarem as células do corpo. Algumas pesquisas até sugerem que o licopeno, tipicamente encontrado em frutas e vegetais vermelhos, pode ajudar a combater doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

Desintoxica o organismo

A melancia colabora para remover as toxinas do seu corpo. Livrar seu organismo das toxinas ajuda a acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, colabora com a perda de peso.

O suco pode aliviar a dor muscular

Um estudo espanhol publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o suco de melancia pode realmente acalmar os músculos após um treino cansativo. Este benefício se deve, provavelmente, a alta concentração de citrulina presente na melancia. Segundo pesquisas, a citrulina é uma substância natural que pode melhorar a função arterial.

Versão amarela: você sabia que existe uma variedade de melancia com a polpa amarela?

Está repleta de água

A melancia é composta por 91,5% de água, o que faz desta fruta uma excelente opção para manter a hidratação e uma boa saúde. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition descobriu que mulheres com uma leve desidratação eram mais propensas a ter dores de cabeça, falta de concentração, fadiga e mau humor.

Diurético natural

A melancia é um diurético natural que ajuda a aumentar o fluxo urinário sem forçar os rins (ao contrário de álcool e cafeína). A melancia ajuda o fígado a processar a amônia (resíduos da digestão de proteínas), diminuindo a tensão sobre os rins enquanto se livra do excesso de fluídos.

Melhora a saúde dos olhos

A melancia é uma excelente fonte de betacaroteno, uma substância que é convertida no organismo em vitamina A. Este tipo de vitamina ajuda a produzir os pigmentos da retina do olho e protege contra a degeneração macular relacionada com a idade. A vitamina A também mantém a pele, dentes e tecido esquelético saudáveis.

Gelatina na melancia!

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta