Não retire os picles do seu sanduíche!

picles“Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles,…” Opa! Falou em picles, pensou em saúde. A famosa música do sanduíche Bic Mac do Mcdonald’s, pode deixar os picles como coadjuvantes, mas se formos levar em conta os benefícios que eles fornecem podemos considerá-los estrelas.

O primeiro encontro que a maioria de nós tem com os picles é exatamente comendo um sanduíche do Mcdonald’s. Ainda vejo muitas crianças retirarem os famosos objetos verdes antes de abocanhar o sanduíche. Normal, os picles possuem um gosto forte, mais puxado para o azedo, o que não agrada o paladar sensível das crianças. Com o passar do tempo vamos aprendendo a gostar do alimento.

Picles são conservas de vegetais em vinagre. Este tratamento produz a fermentação natural do alimento por ação de bactérias probióticas que preservam o alimento.

Dona Maria com o picles gigante de Itu!

A história dos picles é antiga. Relatos históricos apontam o consumo de picles de pepino há 4000 anos atrás, principalmente na Mesopotâmia, atual Iraque. Na Roma Antiga a tradição foi mantida. Conta a história que os soldados romanos mantinham sua saúde comendo picles de pepino.

Benefícios dos picles

– Ajudam a promover o sistema digestivo.

– Possuem uma grande concentração de Vitamina C.

– Ajudam a absorver ferro.

– Reintroduz as bactérias boas para o intestino, tal como Lactobacillus acidophilus (o mesmo do Yogurt Activia), que é extremamente favorável para os diabéticos.

– Melhora a saúde das articulações, dos ossos, pressão arterial e o sistema imunológico.

– Combate as infecções urinárias.

– Anti-bactericida.

Ufa! É ou não é uma estrela entre os alimentos? 

 

Fonte:  Health and Soul

Até a próxima!  

 

Comente com sua conta do Facebook

6 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se o pickles não é prejudicial à pressão arterial, pois trata-se de uma conserva. E o sódio? esta conserva contêm sódio? o sódio faz as pernas incharem e a pressão aumentar. Por gentileza, gostaria de mais esclarecimentos quanto a isso.

    • Olá Silvana,

      Ótimas perguntas!

      Sim, o picles pode ser prejudicial à pressão arterial se for consumido em grandes quantidades. Qualquer tipo de alimento, se consumido de forma excessiva, pode trazer problemas para a saúde. E o picles é um deles.

      Se você já sofre com pressão alta, ou possui um histórico familiar da doença, evite comer grandes quantidades de picles.

      Uma dica bem interessante é consumir Picles com Endro (Baixo Teor de Sódio) que contém cerca de 12 miligramas de sódio por unidade. Lembrando que a ingestão diária recomendada para uma pessoa saudável é de 2400 mg de sódio.

      Indico a leitura deste artigo para maiores informações: http://www.liberoalimentos.com.br/2012/01/potassio-top-10-alimentos-ricos-em-potassio.html

      Caso a Sra. tenha mais alguma dúvida, estamos à disposição!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here