Cuidado com a alergia a tartrazina

Leo Oliveira 28 de fevereiro de 2012 60

Você gostaria de alimentar seus filhos com um ingrediente derivado do alcatrão de carvão? Não? Pois é exatamente isso que você pode estar fazendo, se deixá-los consumirem alguns produtos artificialmente coloridos com a cor laranja ou amarela, incluindo refrigerantes, salgadinhos (Doritos ou Cheetos, por exemplo) e uma variedade de outros itens.

A tartrazina (corante industrial), é um ingrediente comum em todos estes alimentos. Segundo um estudo de 2007 da Agência Alimentar do Reino Unido, a tartrazina, também conhecida como E102 ou Amarelo 5, foi um dos corantes ligados à hiperatividade em crianças.

Atualmente, não é difícil observar crianças pequenas consumindo alguns tipos de salgadinho ou doces que contenham esta substância. O problema é que além da hiperatividade, a tartrazina pode causar enxaquecas e reações de natureza alérgica, entre as quais, asma brônquica e urticária, que são as famosas coceiras e vermelhidões que aparecem em crianças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga as empresas fabricantes de alimentos que contenham na sua composição a tartrazina, de declarar na rotulagem, especificamente na lista de ingredientes, o nome do corante por extenso.

 tartrazinaGeralmente, você irá encontrar nos produtos as seguintes mensagens: “Aromatizado e Colorido Artificialmente” e na lista de ingredientes “Corante Artificial Amarelo” ou “Amarelo 5” ou “Yellow 5”.

IMPORTANTE: Além das crianças, alguns adultos também possuem reações alérgicas devido a tartrazina. Fique de olho! Você pode ser um deles.

Portanto, se você tem ou conhece alguma criança que apresenta algum dos problemas citados acima, a má alimentação pode ser uma das causas da enfermidade.

Lembrando que é imprescindível procurar um profissional de saúde da sua preferência, antes de tomar qualquer medida restritiva na alimentação de uma criança.

Fonte  Natural News; Eteavare

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

60 Comments »

  1. Deborah Godoy Fonseca 29 de março de 2012 at 19:19 - Reply

    "Momento saúde" => Cuidado com a tartrazina, quem sabe vc é alérgico e não sabe?

  2. Cláudio Marcio MC 1 de junho de 2012 at 18:15 - Reply

    Será esta a causa da sua alergia?

  3. Ana Victoria Fresia Schorr 25 de junho de 2012 at 13:28 - Reply

    Meus filhos são alérgicos á tartrazina :(. Eles mesmos não ingerem produtos com tal corante pois depois sabem que passam mal. mas demorou ate descobrir que era isto que os adoecia.

  4. Susan Cruz 25 de junho de 2012 at 14:30 - Reply

    Não é fácil conviver com esse universo de produtos coloridos artificialmente, mas a gente tem que saber dosar porque as crianças não tem essa noção. Legal ensinar como você fez, assim quando a mãe não estiver por perto já vão saber o que lhes faz mal.:)

  5. Ana Victoria Fresia Schorr 25 de junho de 2012 at 16:07 - Reply

    o pior é que aprenderam de passar mal… mas é um problema porque nem sempre consigo ver na embalagem se há ou não tal corante…sem chances de eu poder ler a composição de uma sete belo!!! o que acho um absurdo dos fabricantes. Hoje to com o Ber em casa de molho, com febre e urticaria no corpinho por causa desta alergia!!

  6. Susan Cruz 25 de junho de 2012 at 17:56 - Reply

    Ai amiga não é fácil…Melhoras pra ele!

  7. Ana Victoria Fresia Schorr 25 de junho de 2012 at 21:27 - Reply

    obrigada querida, quando vens pra Curitoba city?

  8. Renata Rodrigues da Silva 8 de julho de 2012 at 17:43 - Reply

    Atenção Mamães!

  9. Amanda Siebra 13 de setembro de 2012 at 21:56 - Reply

    MUITO LEGAL ESSE SITE ALERTANDO SOBRE ESSE ADITIVO PERIGOSO QUE É TARTAZINA, QUE TODAS AS PESSOAS POSSAM A CADA DIA SE INFORMAR DOS MAUS CAUSADOS POR UM MAL HÁBITO ALIMENTAR E PROCURAR MUDANÇAS!!! OS CORANTES TEM LEVADO CRIANÇAS A CADA DIA AOS POSTOS DE SAÚDE COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS.

  10. Wanda de Wandeluce 2 de outubro de 2012 at 1:35 - Reply

    Meu filho tem bronquite e urticária em todo o corpo. Estou fazendo os exames e acompanhamento com alergista, mas ainda não sabemos qual o alimento causa isso.

  11. Hosana Patta 2 de outubro de 2012 at 1:43 - Reply

    Wanda, tente um gastropediatra, Heitor tinha intolerância a lactose e só quem descobriu foi o gastro, o alergologista só sabia dizer que tinha alergia e + alergia, más não resolvia nada….

  12. Wanda de Wandeluce 2 de outubro de 2012 at 1:51 - Reply

    Estou com David e uma sobrinha com problemas. Minha sobrinha foi encaminhada pra o Alergista e gastro. Com essa dica sua acho que nem vou levar o resultado dos exames para a alergista. Vou é procurar um gastro. Obrigada pela dica. Bjim

  13. Wanda de Wandeluce 2 de outubro de 2012 at 1:52 - Reply

    Heitor ficou bom? Já toma leite?

  14. Hosana Patta 2 de outubro de 2012 at 1:56 - Reply

    Graças a Deus, desde os 03 anos ele não tem + nada, e antes, uma balinha de yorgut mandava ele para o hospital…..

  15. Hosana Patta 2 de outubro de 2012 at 1:57 - Reply

    Tem um gastropediatra que atende em uma clínica num prédio bem grande, acho que perto do Hospital das crianças, quase em frente…, acho que isso mesmo…

  16. Wanda de Wandeluce 2 de outubro de 2012 at 15:24 - Reply

    Se lembrar o nome dele manda pra mim.

  17. Gilmar 1 de novembro de 2012 at 3:26 - Reply

    Eu hoje estou inclusive neste momento (Quinta – Feira 01/11/2012 às 03:23 da madrugada) com uma coceira quase insuportável pelo meu corpo depois de ter ingerido um suco de laranja deste que vem em pó e na embalagem contém a seguinte informação em sua embalagem: corantes artificiais (amarelo crepúsculo e tartrazina) até o momento não consegui dormir direito pois isto está me incomodando muito. Estão aparecendo também pontinhos vermelhos pelo meu corpo e os mesmos apresentam muita coceira.

  18. claudia 12 de novembro de 2012 at 10:31 - Reply

    Olá, meu filho tem alergia à tartrazina, demorei a descobrir mas graças a um pediatra descobrimos o mal que este produto faz, meu filho incha e fica horrível, o rosto incha e pode ter um edema de glote. Muitos alimentos infantis têm esta substância e e´um pecado pois em muitos países já foi proibido o uso. Atentem aos problemas dos seus filhos pois podem estar relacionados a uma balinha, gelatina, chiclete, suco, refrigerante laranja entre outors e muitos. Cuidado!!!

  19. Dayana 23 de janeiro de 2013 at 17:09 - Reply

    Oi Boa Tarde gostaria de saber se alergia a tartrazina causa diarreia ?

    • Leo Oliveira 23 de janeiro de 2013 at 17:58 - Reply

      Olá Dayana,

      As alergias, de um modo geral, sejam elas a aditivos alimentares, lactose, ovo ou outro tipo de alimento, podem causar reações adversas no aparelho digestivo, como a diarreia, dor abdominal e vômito. A melhor atitude a tomar nesse caso é procurar um especialista de sua preferência e verificar se é realmente a tartrazina que está causando este problema.

      Lembrando que a maior parte dos sintomas relacionados à alergia surge minutos ou algumas horas após a ingestão do alimento.

      Neste link http://www.asbai.org.br/secao.asp?s=81&id=306 da Associação Brasileira de Alergia, você pode encontrar mais algumas informações que podem lhe auxiliar.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Obrigado e volte sempre!

  20. Luzia Souza 20 de março de 2013 at 11:58 - Reply

    Estava tendo fortes crises de Rinite Alergica, não fazia ideia oque estava causando. E tenho o habito de mascar chiclete Trident, resolvi verificar os ingredientes na embalagem. Surpresa, la estava ele " corante amarelo de tartrazina", nos sabores menta e citrus. Alerta para os que tem crises de rinite…

  21. Andreia 28 de abril de 2013 at 10:58 - Reply

    Já sabia que a minha filha era alérgica com alguns alimentos e insetos, mas não sabia até que ponto. Agora que o clima mudou, está mais frio e seco, ela começou com uma tosse alérgica e eu comprei um xarope e ironia das ironias, o xarope contém o tal corante. Imagina o que aconteceu! Passamos uma noite terrível e de madrugada fomos procurar um médico e foi diagnosticada a asma, que até então não tinha se manifestado de forma tão forte, já tinha tido alguns sintomas e eu sempre associava a um resfriado e nunca pensava em asma. De hoje em diante Tartrazina nunca mais!

    • fernanda 29 de abril de 2013 at 15:32 - Reply

      Olá Andreia,

      Obrigado por seu depoimento. Espero que ajude outras mães que passam pelo mesmo problema.

      Muita saúde para você e todos da sua família.

      Volte sempre!

  22. Marta Silva 22 de julho de 2013 at 23:56 - Reply

    São muitos malefícios. Por que não a ANVISA não proibe?

  23. Cristina C Cerqueira 24 de julho de 2013 at 3:18 - Reply

    e quanto aos medicamentos? existem hipertensivos com essa substância. seria este o motivo da minhas cefaleias? curiosamente com o refrigerante também ocorrem as mesmas reações.

  24. Manuel Antonio Pinto 18 de setembro de 2013 at 23:42 - Reply

    Custei a descobrir, mas este corante me causa inchaços em qualquer parte do corpo, e quando isto ocorre na língua ou na garganta, corro logo ao pronto socorro, pelo risco de um edema de glote.
    Deveria ser proibido o seu uso em alimentos de qualquer natureza.

    • Leo Oliveira 19 de setembro de 2013 at 16:20 - Reply

      Olá Manuel,

      Infelizmente, centenas de alimentos contêm a famigerada tartrazina. Sempre que você encontrar um alimento industrializado meio amarelado e/ou alaranjado dê uma olhada mo rótulo.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  25. Michelangelo Mazzardo Marques Viana 30 de setembro de 2013 at 17:48 - Reply

    Garanto que poucos sabem, mas o corante tartrazina é usado pela Coca-Cola na Fanta Uva: http://www.cocacolabrasil.com.br/nossas-marcas/refrigerantes/fanta-uva/

  26. Mariane Thomé Pires 30 de setembro de 2013 at 17:53 - Reply

    Fanta laranja, suco de laranja Del Vale e Sprite também tem. Minha mãe teve uma alergia horrível com ela…

  27. Michelangelo Mazzardo Marques Viana 2 de outubro de 2013 at 1:30 - Reply

    Sim Mari Thomé, eu sei como é. Também sou alérgico. Em mim dá uma espécie de eczema: a pele fica aos poucos avermelhada e "incha", em seguida fica uma coceira insuportável… perciso tomar um corticóide em seguida, se não só piora. Tem gente que tem essa reação e nem faz ideia que é por causa desse corante…

  28. Edie 29 de outubro de 2013 at 16:52 - Reply

    Os aromatizantes e vários outros corantes diferente até mesmo o roxo, são combinação com o amarelo que contém tartrazina, por isto todos são alergênicos. O amarelo é a base de outras cores, eles fazem isso na industria, uma mistura.

    • Leo Oliveira 30 de outubro de 2013 at 14:43 - Reply

      Olá Edie,

      Obrigado pelo seu comentário e contribuição neste post.

      Volte sempre!

  29. Sergio v. Santos 30 de outubro de 2013 at 2:55 - Reply

    Não sei porque este veneno continua sendo colocado nos alimentos,pior de tudo é que um órgão que deveria cuidar da qualidade de vida das pessoas permitir ainda o uso deste corante artificial Tartrazina.Pura ganância financeira.

    • Leo Oliveira 30 de outubro de 2013 at 14:46 - Reply

      Olá Sergio,

      Infelizmente, em certas ocasiões, o dinheiro fala mais alto. O que nos resta é buscar informações e aprender que certos alimentos podem prejudicar a nossa vida.

      Obrigado e volte sempre!

  30. KÁTIA 30 de outubro de 2013 at 21:37 - Reply

    acabei de descobrir que minha filha tamém é alergica a tartrazina.. quando está comigo eu controlo o que come. e já troquei seu sabonete shampo, protetor solar e etc.. mas a pediatra me disse que as vezes é tão pouco que usam em certos produtos , só pra dar certa cor que não colocam na composição, assim fica dificil.. gostaria de saber se conhecem produtos de higiene infantil que não contém tartrazina.. obrigada

    • Leo Oliveira 1 de novembro de 2013 at 13:11 - Reply

      Olá Kátia,

      Uma boa alternativa é você procurar farmácias de manipulação e solicitar que eles façam produtos de higiene infantil que atendam as necessidades da sua filha e que não a prejudiquem. As farmácias de manipulação, geralmente, mostram ao cliente todos as substâncias e componentes do produto solicitado, dessa forma, você fica ciente do que sua filha está usando e/ou consumindo.

      No mais, fique de olho no rótulo. Palavras como “Corante Artificial Amarelo”, “Amarelo 5” ou “Yellow 5” devem ser levados como sinais de perigo.

      Saúde para sua filha e pra você. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  31. Cacá Camargo 10 de dezembro de 2013 at 10:08 - Reply

    Bom dia a todos.
    Tenho sofrido muito com alergia depois de ter tomado um xarope chamado ANTUX, pois este produto contém corante amarelo FDC nº 5 (TARTRAZINA). Após ter ingerido esse xarope fui parar no PRONTO SOCORRO. Tive que tomar por 5 dias Fernegan e Cortizona

  32. Cacá Camargo 10 de dezembro de 2013 at 10:16 - Reply

    Meire Herrera, Cristiana Camargo e Zelia Ribeiro, bom dia minhas queridas, lembram aquela alergia que eu tive? Andei pesquisando mais sobre o XAROPE ANTUX que eu havia ingerido e Bingo! Acho que descobri a causa da minha alergia, TARTRAZINA. Leiam mais sobre isso …#CORANTEAMARELODOINFERNO

  33. Meire Herrera 10 de dezembro de 2013 at 10:58 - Reply

    Bom diaaaaaa miga!!!!

  34. Meire Herrera 10 de dezembro de 2013 at 10:59 - Reply

    Ainda bem….assim vc se cuida e não toma mais isso não e tem que ver tbm outros produtos que tenham isso tbm…

  35. Cacá Camargo 10 de dezembro de 2013 at 11:45 - Reply

    Nossa tem em um montão de porcaria, tudo que eu gosto….snif…snif..se vc ler mais sobre esse @#&%#@ TARTRAZINA, kkkkk, irá ver que consta em : refrigerantes, salgadinhos como Doritos, fandangos etc…

  36. Luiz Eduardo Araujo 6 de janeiro de 2014 at 20:16 - Reply

    Preciso de ajuda,estou sofrendo de urticária crônica,
    Só passa se eu tomar Meticorten e eu sei q faz mto mal.
    Vc conhecem algum tratamento alternativo?

  37. Luiz Eduardo Araújo 6 de janeiro de 2014 at 18:35 - Reply

    Gostaria de saber se manteiga possui corante?não acredito q seja tão amarelo por natureza!

    • Leo Oliveira 7 de janeiro de 2014 at 22:29 - Reply

      Olá Luiz,

      Geralmente, a manteiga não possui corante. Basicamente, a manteiga é um creme de leite batido que é levemente fermentado.

      Por outro lado, a margarina possui corantes em sua composição. Os corantes mais comuns encontrados na margarina são o urucum e a cúrcuma que dão o aspecto amarelo ao alimento.

      O mais importante é ficar de olho nos rótulos para evitar a ingestão de certas substâncias que podem causar alergias e outras complicações.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  38. Carla Maria Pereira 6 de janeiro de 2014 at 21:51 - Reply

    Ahhh… Meu querido! Sinto muito por você, mas para esses tipos de alergias crônicas, só cortisona mesmo! PRE- PA-RA para ficar inchadinho e sem poder beber a sua cervejinha, ok?… Você sabe que tudo o que têm acontecido com você está relacionado à imunidade, não é? Também sabe que não tem nada a ver com alimentação! Imunidade é estritamente relacionada ao estado emocional da pessoa! Beijo e se cuida, tá?…

  39. Desiree Cabral 7 de janeiro de 2014 at 2:11 - Reply

    Carla , ele já está com isso já tem praticamente a 1 ano . já fez varios testes e deu varias coisas. e a tartrazina … a tartrazina tem em vairas coisas … ate em refrigerantes , sabonetes … e nesse tempo todo ele esta tomando o cortizona.

  40. rejane 8 de janeiro de 2014 at 1:48 - Reply

    olá
    minha filha é alérgica a esta praga da tartazina e por experiência própria fique de olho não só nas composições dos medicamento pois eu fiz isso com a dipirona sódica xarope sabor framboesa e entrei pelo cano acabei passando uma noite inteira com minha bebe no soro toda inchada com urticária e ainda com retenção de urina tudo por conta desta maldita tartazina!

    • Leo Oliveira 9 de janeiro de 2014 at 14:44 - Reply

      Olá Rejane,

      Que pena o que aconteceu com sua filha. A tartrazina está presente nos mais diversos produtos, por isso que é sempre importante ficar de olho nos rótulos das embalagens.

      Saúde para você e sua filha.

      Obrigado e volte sempre!

  41. Vania 13 de janeiro de 2014 at 20:22 - Reply

    Desconfio ter alergia a tartrazina. Meu rosto fica cheio de manchas vermelhas e coceira e é sempre depois que consumo suco de limão, no tererê. E só agora descobri que existe esse corante em sabonetes, esmalte, maquiagem.
    Você sabe me dizer se chocolate também recebe a tartrazina?
    Outra dúvida, li em outros blog que quem tem alergia ao corante amarelo, deve evitar o consumo de abacaxi, limão, morango, amendoas, uva… etc. Sabe se isso procede?

    • Leo Oliveira 15 de janeiro de 2014 at 6:11 - Reply

      Olá Vania,

      Sim, o chocolate industrializado pode conter tartrazina. Fique de olho no rótulo de caldas, recheios, coberturas para bolos, gelatinas… Esses produtos, seja qual for o sabor (chocolate escuro, chocolate branco, creme ,doce de leite) pode possuir tartrazina como ingrediente.

      No caso das frutas e a relação com a alergia a tartrazina, desconhecemos qualquer fato ou estudo científico que restringe o consumo de determinadas frutas para quem possui alergia a tartrazina. Mesmo assim, indicamos que procure um profissional da saúde, para evitar qualquer tipo de problema.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  42. Maria samara da silva 16 de fevereiro de 2014 at 16:53 - Reply

    ola…eu gostaria de saber se macarrão instantâneo ,mortadela,refrigerante,alimentos em conserva, enlatados e leite industrializado se esses alimentos podem conter esse a tartazina ( corante amarelo).

    • Leo Oliveira 17 de fevereiro de 2014 at 21:19 - Reply

      Olá Maria,

      Sim, alguns desses alimentos podem conter tartrazina. A fanta uva, por exemplo, apesar de possuir uma cor escura (diferente do laranja e amarelo da tartrazina), contém tartrazina. Infelizmente, o Brasil ainda não possui uma lista de alimentos que possuem tartrazina. A melhor indicação é ler os rótulos das embalagens e evitar qualquer tipo de problema.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

  43. Madson Kim 19 de fevereiro de 2014 at 18:52 - Reply

    tenho alergia a salgadinhos especialmente cheetos e rufles,depois que como aparece um monte de calombos nas minhas costas e se eu continuar comendo vai so aparecendo até no rosto

  44. Vanusa 23 de março de 2014 at 16:49 - Reply

    Tartrazina é realmente um inferno, tenho vontade de chorar sempre que vejo o que eu comia e bebia antes e agora não posso mais. Pensei que nunca mais iria voltar ao normal,vivia com parte do rosto coberto com vergonha da minha aparência as pessoas ficam assustadas mas depois que comecei a medicação tudo melhorou graças a Deus e ao Dr. Rubenito.Já estou um pouco mais conformada mas, mesmo assim não é fácil.

    • Leo Oliveira 26 de março de 2014 at 9:03 - Reply

      Olá Vanusa,

      Quem bom que tudo melhorou! Esperamos que você melhore ainda mais e que tenha muita saúde.

      Obrigado e volte sempre!

  45. Marcia 29 de abril de 2014 at 11:42 - Reply

    Eu às vezes amanhecia com os lábios virados de tão inchados e tinha crises de asma que não sabia de onde vinham. Um dia fiz uma moqueca e pus o tal Sazon amarelo… resultado: fui parar no hospital. O médico olhou, perguntou o que eu tinha comido, e disse que eu sou alérgica à tartrazina. Pior que tem o corante em vários remédios, como aqueles antigripais, alguns xaropes e alguns remédios em gotas, tipo aqueles para gases. Depois que passei a evitar alimentos e medicamentos com este corante, nunca mais tive o problema.

    • Leo Oliveira 1 de maio de 2014 at 15:06 - Reply

      Olá Marcia,

      Que bom que você conseguiu encontrar um médico que diagnosticou rapidamente o seu problema. Esperamos que a tartrazina não cause mais problemas para você.

      Obrigado pelo depoimento e volte sempre!

  46. patricia 4 de maio de 2014 at 12:01 - Reply

    conclusão tudo ou quase tude que comemos contém essa tal de tartrazina!!!!!!

    • Leo Oliveira 6 de maio de 2014 at 2:48 - Reply

      Olá Patricia,

      Pois é, por isso é importante ficar de olho no rótulo das embalagens.

      Obrigado e volte sempre.

  47. Bruno 30 de maio de 2014 at 10:07 - Reply

    Qual remédio para gripe que não tem tartanzina amarela?

Deixe Seu Comentário »