5 motivos saudáveis para beber cerveja

beneficios-cervejaQuando se trata de bebidas alcoólicas saudáveis, o vinho, tipicamente, recebe toda a glória. No entanto, não devemos nos esquecer da opção mais apreciada pela maioria dos brasileiros: a cerveja.

Embora seja criticada por conter muitos carboidratos – o que pode colaborar para o ganho de peso – a cerveja possui alguns benefícios para a saúde surpreendentes. A chave, como de costume, é não exagerar e beber com moderação.

Sendo assim, listamos logo abaixo os 5 principais motivos saudáveis para que você beba cerveja.

Boa fonte de micronutrientes

Você sabia que a cerveja é embalada com micronutrientes benéficos? Uma cerveja, por exemplo, contém folato, vitamina B6, niacina, ácido pantoténico e riboflavina. Em um estudo holandês, os participantes que bebiam cerveja tinham níveis 30% maiores de vitamina B6 no sangue do que aqueles que não apreciavam a bebida. Além do mais, a cerveja contém pequenas quantidades de fibra dietética e de proteínas.

Previne a formação de coágulos sanguíneos

Estudos sugerem que beber cerveja com moderação pode impedir a formação de coágulos sanguíneos. A cerveja pode gerar efeitos favoráveis sobre os lipídios e fibrinogênio, dois compostos envolvidos na coagulação do sangue.

Diminui o risco de doença cardíaca

Um estudo de 2011 publicado pela American Dietetic Association, descobriu que o consumo moderado de qualquer cerveja aumenta o HDL (bom colesterol) e diminui o LDL (mau colesterol). Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Harvard, EUA, relatou que o consumo moderado de cerveja foi associado a um menor risco de doença arterial coronariana.

beneficios-cerveja-02

Constrói um esqueleto forte

Alguns tipos de cerveja contêm uma quantidade generosa de silício dietético, um elemento que pode melhorar a densidade mineral óssea e, assim, proteger contra a osteoporose. Nesse caso, as melhores opções são as cervejas que contêm altos níveis de cevada maltada e lúpulo, estas variedades são mais ricas em silício.

Diminui o risco de pedra nos rins

A cerveja tem sido associada com um risco mais baixo de desenvolver pedras nos rins em comparação com outras bebidas alcoólicas. Pesquisadores acreditam que isso é devido ao alto teor de água presente na cerveja e seu efeito diurético.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta