bafoA principal razão pela qual a maioria das pessoas não come alho e cebola está no famoso bafo. São várias tentativas de eliminar o odor desagradável que estes dois alimentos deixam na boca. Chiclete, refrigerante, suco, doce… Nada funciona. O que fazer então?

Bom, tirar esse bafo não é uma tarefa tão simples. Isso porque, uma vez que o alho e a cebola são digeridos, seus óleos voláteis são transportados para a corrente sanguínea e distribuídos para os pulmões, onde o seu odor é exalado por até 72 horas.

No entanto, para nossa alegria, existem alguns truques que parecem diminuir este efeito. Veja abaixo quais são.

Como Tirar o bafo de alho e cebola

Confira algumas dicas simples e rápidas de como tirar o bafo de alho e cebola.

Mastigar salsa ou manjericão – deve ser a primeira tentativa de mandar embora o mau hálito. A salsa e o manjericão agem como um refrescante bucal.

Chá verdeas partículas do chá verde diminuem as bactérias que causam o forte odor  do alho e da cebola. Além disso, a catequina, uma das substâncias presentes no chá, previne a proliferação destas mesmas bactérias. Hortelã e erva doce também podem ajudar.

Não espante as pessoas com seu bafo de alho ou cebola. Lembre-se: salsa, chá verde, maçã e leite são a solução.

Maçã – essa é uma surpresa! Os polifenóis (compostos que agem como antioxidantes) presentes nas maçãs, quebram os compostos de enxofre que dão o mau cheiro do alho.

Leite – o leite também é um alimento eficaz no combate ao bafo, especialmente se você beber antes ou durante uma refeição que contenha alho ou cebola.

Alguns outros alimentos também podem lhe ajudar nesta tarefa, como por exemplo, o tomate, limão e grãos de café.

Experimente e depois nos conte o resultado.

Até a próxima!

Referências: eating well; natural news; garlic breath.

 

Comente com sua conta do Facebook

26 Comentários

  1. minha mulher anda com cheiro d(bafo) de alho e eu gostaria que alguem me ajudasse pemor de Deus, antes que eu me separe dela. obrigado

  2. essa do chocolate pra tira o bafo e muito interessante porque eu como alho cru com azeite de oliva e mesmo assim as pessoas recrama do bafo pena que nao deu pra ler tudo porque esse fundo vermelho força muito as vistas quase nao da pra ler e cabei dizistindo de ler tudo mais valeu se muda o fundo fica bom

    • Olá Eleno,

      Obrigado por seu comentário. Vamos levar em consideração seu comentário sobre a cor. A opinião dos leitores é sempre importante para que possamos melhorar o blog.

      Obrigado e volte sempre!

  3. Puts q dica boa acabei de tomar um copo cheio preparado de leite em pó e um copo de chá de erva-doce e agora q comecei rotando, ai tomara que funcione msm q preciso me livrar de um bafo para ver alguem especial que tá chegando ufaaaaaaaaaaaaaa

  4. faça suco de limao puro em um recipiente e deixe a cebola picada de molho dentro por 24hs. A cebola fica sem o gosto e vc sem o bafo. Coma a vontade.

    Faço todos os dias aqui em casa e minha familia adora. Experimente

    • Olá Uanderson!

      O mau hálito é causado pelos compostos presentes na cebola. Em alguns casos, esse odor pode permanecer por alguns dias e depende do tipo de organismo da pessoa que está consumindo o alimento.

      Indicamos que, após a ingestão da cebola, você consuma algum dos alimentos listados neste post. Dessa forma, você irá diminuir esse odor mais forte.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

Deixar um comentário