O mineral que evita o risco de câncer, doença cardíaca, diabetes e osteoporose

magnesio
De acordo com uma pesquisa apresentada em 2012 na revista Nutrition Reviews, a baixa ingestão de magnésio aumenta o risco de muitas doenças graves de saúde, incluindo: diabetes tipo 2, síndrome metabólica, hipertensão, morte súbita cardíaca, osteoporose, enxaqueca, asma e câncer de cólon.

Em outras palavras, consumir uma quantidade suficiente de magnésio pode reduzir o risco destas doenças.

O magnésio é de vital importância para nossa saúde. Ele está envolvido na produção de energia em quase todos os processos corporais, além de desempenhar um papel fundamental para a saúde das artérias, ossos, coração, músculo e nervos.

Este mineral também ajuda a combater o estresse e funciona como um relaxante para o organismo. Mesmo a produção de energia e na estruturação de nosso material genético depende de uma quantidade suficiente de magnésio para funcionar corretamente.

Os sintomas de uma deficiência em magnésio incluem: dor nas costas, fadiga crônica, depressão, tontura, palpitações ou batimentos cardíacos irregulares, pressão alta, inquietação, irritabilidade ou ansiedade, cãibras musculares ou tensão muscular, dor nos joelhos ou quadris.

Melhores fontes de Magnésio

– Folhas verdes escuras: espinafre, acelga, couve.
– Nozes e sementes: sementes de abóbora, sementes de gergelim, amêndoas, nozes.
– Grãos Integrais: quinoa, aveia.
– Feijão
– Abacate
– Banana
– Chocolate escuro
– Maçã.

As doses recomendadas de magnésio variam entre 200 a 800 mg por dia.

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4 COMENTÁRIOS

    • Olá Milaine,

      Muito interessante sua questão.

      A má alimentação e a não prática de exercícios físicos é a principal razão de ter tantos brasileiros com diabetes. Segundo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, realizada pelo IBGE, em 2011, só um entre dez brasileiros come os 400 gramas diários recomendados pelo Ministério da Saúde de frutas, legumes e verduras. No entanto, ainda segundo a análise, o brasileiro abusa dos alimentos processados e gorduras saturadas. Junte isso ao sedentarismo da nossa população, e temos um grande número de brasileiros com diabetes.

      Comer alimentos ricos em magnésio, como o feijão, não evita o diabetes se a população abusar no consumo dos alimentos industrializados e cheios de açúcar refinado, como acontece no Brasil, principalmente entre as crianças.

      Obrigado por sua pergunta e qualquer dúvida estamos à disposição!

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