TOP 10 alimentos para combater a inflamação

inflamacao
A inflamação é parte da resposta imunológica do organismo, sem ela, não conseguimos nos curar de certos problemas. Porém, quando está fora de controle, como na artrite reumatoide, a inflamação pode danificar o corpo.

A inflamação crônica pode conduzir a uma série de doenças, como artrite, osteoporose, doença de Alzheimer, intolerâncias alimentares, diabetes, fibromialgia, doença cardíaca e, em alguns casos, até mesmo câncer.

Muitas pessoas sofrem de inflamação crônica devido à dieta moderna e estilo de vida. Alimentos processados​​, açúcar, gorduras hidrogenadas e trans, stress, desnutrição, obesidade, poluição, ​​e excesso de exercício podem causar esta condição.

A nutrição é uma forma muito poderosa para proteger as células da inflamação. Aqui estão os TOP 10 alimentos que você deve incluir em sua dieta, a fim de prevenir e combater a inflamação:

Mamão – o mamão é uma excelente fonte de vitaminas C, E e beta-caroteno (pró-vitamina A), que tem poderosas propriedades antioxidantes. Esta deliciosa fruta tropical também contém papaína e quimiopapaína, duas enzimas que ajudam a reduzir a inflamação.

Brócolis – os brócolis é um vegetal altamente nutritivo que contém fitonutrientes que ajudam a aliviar a inflamação e estresse oxidativo. Dica: não superaqueça os brócolis para que ele não perca a maioria de seus benefícios nutricionais.

Gengibre – estudos têm mostrado que o gengibre contém propriedades farmacológicas parecidas com alguns remédios anti-inflamatórios. Para apimentar a sua dieta, adicione um pouco de gengibre em seus molhos, saladas, sopas, chás e sucos.

Abacate – os abacates são absolutamente incríveis na proteção de suas células, uma vez que contém vários nutrientes anti-inflamatórios: fitoesteróis, antioxidantes carotenoides (incluindo luteína, beta-caroteno e alfa-caroteno), vitaminas C e E, minerais como manganês, selênio e zinco, ômega-3 e muitos outros compostos benéficos.

mamao02

Sementes de chia – as sementes de chia são ricas em ômega-3, que são alguns dos compostos anti-inflamatórios mais potentes encontrados na natureza.

Repolho roxo – o repolho roxo contém antocianina, um agente anti-inflamatório poderoso. Ele também contém quantidade significativa de polifenóis, que ajudam a reduzir a inflamação e estresse oxidativo.

Nozes – as nozes são ricas em ácido alfa-linolênico, que é convertido para ômega-3 no corpo. O ácido alfa-linolênico colabora para acalmar a inflamação e proteger as células. No entanto, devemos notar que as nozes – assim como outros frutos secos – são muito ricos em gordura, por isso devem ser consumidos com moderação.

Aipo – o aipo é uma boa fonte de antioxidantes, como a vitamina C, betacaroteno e manganês. Ele também contém vários antioxidantes fenólicos, que proporcionam potentes benefícios anti-inflamatórios. Estes fitonutrientes pode diminuir o dano oxidativo às paredes dos vasos sanguíneos.

Pimentão – a capsaicina, presente em pimentões, tem múltiplos benefícios para a saúde. Estudos mostram que esta substância diminui o colesterol “ruim”, controla o diabetes, traz alívio da dor e reduz a inflamação.

Chá verde – esta bebida leve e deliciosa é ótima para ajudar a reduzir seu peso, bem como diminuir a inflamação. Os antioxidantes do chá verde têm propriedades anti-inflamatórias naturais.

 

Comente com sua conta do Facebook

6 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here