Os benefícios do morango para a saúde

morangoAlém de ser suculento e delicioso, o morango é uma das frutas que mais fornece benefícios para a saúde.

Repleto de vitaminas e fibras, os morangos estão entre os 20 melhores frutos com capacidade antioxidante e são uma boa fonte de manganês e potássio. Espetacular, não?

Confira logo abaixo, mais alguns benefícios que o morango pode proporcionar para sua saúde.

1. Protege o seu coração

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard e publicado em janeiro deste ano, relaciona o morango a um menor risco de ataques cardíacos entre mulheres mais jovens. O estudo acompanhou mulheres entre 25 e 42 anos que comiam mais do que 3 (1/2 xícara) porções de morangos por semana durante um período de 18 anos.

Os resultados mostraram que estas mulheres, tinham 34% menos risco de ataque cardíaco em comparação com aquelas que comiam menos de uma porção por semana. Pesquisadores apontam para o alto teor de antocianinas do morango como o fator de proteção. Dica: Os frutos mais vermelhos têm o maior número de antocianinas.

2. Mantêm os dentes saudáveis

Morango é a terceira melhor fonte alimentar de polifenóis (atrás apenas do café e azeitonas). Os cientistas acreditam que os polifenóis inibem a degradação dos amidos na boca (limitando o acúmulo de placas nos dentes) e também, combatem as bactérias que contribuem para a cárie dentária.

3. Repleto de vitaminas

Uma xícara de morangos fatiados fornece 163% da sua dose diária de vitamina C (mais do que uma laranja inteira), 12% do valor diário (DV) de fibra e 9% da vitamina B, tudo isso com apenas 46 calorias.

[checklist]

[/checklist]

4. Bom para os diabéticos

Em um recente estudo finlandês, quando as mulheres saudáveis ​​comeram pão branco com morangos, sua resposta glicêmica ao pão melhorou 36% em comparação com os indivíduos que comeram apenas pão. Os pesquisadores acreditam que alguns componentes presentes nos morangos (polifenóis de novo!) retardam a quebra e absorção de carboidratos, diminuindo a necessidade de insulina para manter a glicemia normal. Nesse caso, consumir geleia de morango com pão, parece ser uma ótima opção para os diabéticos.

5. Previne o câncer

Pesquisas apontam cada vez mais que os morangos são uma potência anticâncer. Um estudo, publicado em Novembro de 2012 na Revista Internacional do Câncer, mostrou que o extrato de morango inibiu o crescimento de tumores no pulmão em ratos expostos a fumaça de cigarro. Morangos também podem proteger contra outros cânceres, incluindo de boca, de mama e cervical.

Comente com sua conta do Facebook

5 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here