Genética pode contribuir para a obesidade

genesCientistas da Universidade da Califórnia (ULCA), EUA, encontraram um novo culpado para aquela gordura a mais que insiste em permanecer na sua barriga: seus genes.

Segundo a nova pesquisa, a genética é um fator determinante para o ganho de peso em uma dieta rica em gorduras.

Para realizar o estudo, pesquisadores da ULCA alternaram a alimentação de 100 camundongos durante 16 semanas, entre uma dieta normal e outra com alto teor de gordura e açúcar. A análise buscava identificar se os alimentos gordurosos contribuíam decisivamente para o ganho de peso.

O resultado surpreendeu os cientistas. Apesar de consumirem a mesma dieta, o ganho de peso variou muito. Em determinados ratos, a dieta rica em gordura não causou nenhuma alteração na gordura corporal. Por outro lado, alguns outros animais chegaram a engordar 600% comendo os mesmos alimentos.

Essas diferenças foram em grande parte atribuída à genética. Os cientistas identificaram e compararam 11 regiões genéticas associadas à obesidade e ganho de gordura nos ratos, várias das quais semelhantes com os genes relacionados à obesidade em seres humanos.

“Sabe aquelas pessoas que comem muito e não ganham peso? Pois então, nossos resultados são inteiramente consistentes com estes tipos de indivíduos”, informa o cientista Dr. Jake Lusis, para o Huffington Post. “Não é apenas sobre o quanto comemos. Os genes têm uma participação grande no ganho de peso.”, completa.

Genética: o mais novo culpado pela gordura corporal.
Genética: o mais novo culpado pela gordura corporal.

Os pesquisadores creem que este estudo possa levar a criação de novos medicamentos e/ou tratamentos que visam especificamente combater os “genes de gordura”.

Este é o primeiro estudo abrangente para examinar se resposta a uma dieta rica em gordura é genético. Ainda assim, os pesquisadores enfatizaram que fatores ambientais, como dieta e exercícios também são importantes para o ganho de peso.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here