7 alimentos ricos em antioxidantes para ajudá-lo a viver mais tempo

Existem muitas variáveis ​​envolvidas na longevidade, mas, seguindo um estilo de vida saudável, mantendo-se ativo e comendo uma dieta cheia de nutrientes, você pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento e talvez até evitar doenças relacionadas à idade, incluindo osteoporose, diabetes e doença cardíaca. Comece agora, incluindo mais desses alimentos ricos em antioxidantes para sua dieta. Aqui está a sua boa saúde!

Azeite

Há quatro décadas, pesquisadores do estudo Seven Countries concluíram que as gorduras monoinsaturadas no azeite eram em grande parte responsáveis ​​pelas baixas taxas de doenças cardíacas e câncer na ilha grega de Creta. Agora sabemos que o azeite também contém polifenóis, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças relacionadas com a idade.

Iogurte

O iogurte é rico em cálcio, o que ajuda a evitar a osteoporose e contém “boas bactérias” que ajudam a manter a saúde intestinal e diminuem a incidência de doenças intestinais relacionadas à idade.

Peixe

Trinta anos atrás, os pesquisadores começaram a estudar por que os nativos do Alasca estavam incrivelmente livres de doenças cardíacas. A razão, pensam os cientistas, é a quantidade extraordinária de peixes que eles consomem. O peixe é uma fonte abundante de gorduras ômega-3, que ajudam a prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias e protegem contra ritmos cardíacos anormais.

Chocolate

O povo das ilhas San Blas, ao largo da costa do Panamá, tem uma taxa de doença cardíaca que é nove vezes menor do que a dos panamenhos continentais. O motivo? O povo bebe bastante bebida com proporções generosas de cacau, que é excepcionalmente rica em flavonoides que ajudam a preservar a função saudável dos vasos sanguíneos. A manutenção de vasos sanguíneos reduz o risco de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doença renal e demência.

Nozes

Estudos dos adventistas do sétimo dia (uma denominação religiosa que enfatiza uma vida saudável e uma dieta vegetariana) mostram que aqueles que comem frutos secos ganham, em média, mais dois anos e meio. As nozes são fontes ricas em gorduras insaturadas, por isso oferecem benefícios semelhantes aos associados com azeite. Eles também são fontes concentradas de vitaminas, minerais e outros fitoquímicos, incluindo antioxidantes.

Vinho

Beber álcool com moderação protege contra doenças cardíacas, diabetes e perda de memória relacionada à idade. Qualquer tipo de bebida alcoólica parece fornecer esses benefícios, mas o vinho tinto tem sido o foco de grande parte da pesquisa. O vinho tinto contém resveratrol, um composto que provavelmente contribui para seus benefícios – e, de acordo com estudos em animais, pode ativar genes que retardam o envelhecimento celular.

Mirtilos

Os compostos com mirtilos (e outras bagas) atenuam a inflamação e o dano oxidativo, que estão associados aos déficits relacionados à idade e a função motora.

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