O que são carboidratos complexos?

Quando você ouve, “carboidratos”, você pode imaginar pão branco, arroz e macarrão, e acho que estes são alimentos para limitar ou evitar. Mas você já ouviu o rumor recente sobre carboidratos complexos e como eles podem fazer parte de uma dieta saudável?

Todo mundo precisa de carboidratos. Eles são a fonte de energia preferida do seu corpo. Quantos carboidratos você precisa em um dia depende das suas necessidades individuais. A maioria deve vir de fontes complexas saudáveis.

Qual é a diferença entre carboidratos simples e complexos?

Os carboidratos simples são quebrados rapidamente pelo seu corpo – eles têm apenas uma ou duas moléculas de açúcar ligadas entre si. O mel (frutose e glicose), açúcar de mesa (sacarose) e leite (lactose) contêm carboidratos simples.

Os carboidratos complexos têm mais nutrientes e levam mais tempo para o seu corpo digerir, então eles ajudam a saciá-lo. Grãos, feijões, frutas e vegetais (sim, até batatas) contêm carboidratos complexos. Muitos alimentos com carboidratos têm uma mistura; por exemplo, a fruta contém açúcar natural da fruta (frutose, um carboidrato simples) e fibra dietética (também um tipo de carboidrato). Os carboidratos mais saudáveis ​​– são os alimentos vegetais que são baixos em açúcares e altos em fibras.

Por que os carboidratos complexos são melhores que os carboidratos simples?

Os alimentos constituídos por carboidratos simples, são digeridos rapidamente e aumentam seu nível de açúcar no sangue. Isso faz com que você sinta fome pouco tempo depois. Os carboidratos complexos levam mais tempo para serem quebrados, uma vez que sua estrutura molecular é maior.

Os carboidratos complexos têm mais nutrientes?

Para regular o açúcar no sangue, os carboidratos complexos muitas vezes contêm fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. E alimentos ricos em fibras solúveis – o tipo encontrado em carboidratos complexos como maçãs e aveia – podem ajudar a diminuir o LDL ou o colesterol “ruim”.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here