As melhores e piores frutas para comer se você tiver diabetes

Boas notícias para os amantes da fruta: comê- las frescas está associada a um menor risco de diabetes e menor risco de complicações se você já possui a doença, de acordo com um novo estudo publicado no PLOS Medicine.

Se você estiver evitando as frutas por causa do teor de açúcar, não há motivos para isso, de acordo com este estudo. Durante um período de sete anos, os pesquisadores analisaram a dieta e os resultados de saúde de mais de 500 mil adultos chineses. Eles descobriram que o consumo mais alto de frutas não estava associado com maior nível de açúcar no sangue, mesmo para pessoas com diabetes. Os adultos que consumiram frutas com mais freqüência realmente apresentaram menor risco de desenvolver diabetes. O estudo apenas analisou o consumo de frutas frescas, não frutas secas ou suco de frutas.

Primeiro, é importante notar que o cuidado do diabetes é individualizado. Mas você  pode dividir quantos carboidratos deve comer cada dia com base em suas necessidades individuais e históricas de saúde.

Todas as frutas fornecem fibra e nutrientes e podem fazer parte de uma dieta saudável. No entanto, bananas, abacaxis e mangas contém maior teor de açúcar.

Não os evite por completo. Em vez disso, o foco deve ser diminuir a velocidade com que o açúcar no sangue aumente. Por exemplo, se você comer uma banana, seu açúcar no sangue aumentará rapidamente. Mas se você juntar frutas com alimentos com gorduras saudáveis, como os mirtilos com nozes ou damascos com queijo mozzarella, você diminuirá a influência do açúcar da fruta no sangue. Estas gorduras diminuem a absorção da glicose a partir de frutas e impedem que o açúcar no sangue não seja tão alto.

O conselho que você ouviu de comer a fruta inteira em vez de beber suco de fruta segue o mesmo raciocínio. Toda a fruta tem fibra, que está perdida no suco. A fibra ajuda a diminuir a absorção do açúcar. Também é fácil consumir muito mais carboidratos do que o necessário ao beber suco de frutas.

O mesmo vale para frutas secas: frutas secas é um ótimo lanche, mas 1/4 de xícara tem 15 gramas de carboidratos, então sugiro usar frutas secas em saladas ou misturado em iogurte natural em vez de comer sozinho.

Quanta fruta é demais?

As diretrizes dietéticas dos EUA recomendam que homens e mulheres adultos consumam em média duas xícaras de frutas por dia. Uma porção de um copo seria uma porção de fruta, como uma maçã ou pêssego, ou uma xícara de fruta cortada. Em geral, ter um punhado de frutas três vezes ao dia é apropriado. Apenas lembre-se de emparelhar com proteína ou gordura. Uma maçã como lanche pode elevar o açúcar no sangue mais rápido do que uma maçã com outra gordura.

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