A verdade sobre produtos com baixo teor de gordura

A mania de baixo teor de gordura começou nos anos 90, após alguns estudos observacionais ligados à ingestão de gordura para doença cardíaca. Isso é tudo o que foi necessário para que as versões com pouca gordura ganhassem seu espaço.

O problema é que alguns produtos não apresentam somente gordura. A gordura é tipicamente substituída por açúcar, sódio, aditivos, conservantes ou espessantes para criar um sabor, textura e consistência semelhantes.

Um estudo de janeiro de 2016, publicado na revista Nutrition & Diabetes, descobriu que o conteúdo de açúcar é maior em alimentos marcados com versões de baixo teor de gordura versus as de gordura total. Os pesquisadores concluíram que mesmo uma contagem de açúcar um pouco maior pode levar a ganho de peso, diabetes e doenças cardiovasculares.

Há também a prova de que as pessoas tendem a comer mais alimentos rotulados com pouca gordura, pensando que são mais saudáveis. Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que as pessoas acabam comendo até 50% mais de um lanche rotulado de baixo teor de gordura.

Os molhos de salada com baixo teor de gordura são carregados com ingredientes artificiais e conservantes. Vá para versões completas, que geralmente possuem o azeite saudável como ingrediente chave. Ou combine azeite e suco de limão fresco em casa.

O iogurte especialmente aromatizado geralmente é embalado com açúcar. Escolha iogurte grego ou iogurte natural com baixo teor de gordura.

As versões sem gordura não possuem o conteúdo de vitamina D que faz o leite saudável. Um estudo de junho de 2013, publicado no Scandinavian Journal of Primary Health Care, também descobriu que os homens que comiam lácteos com baixo teor de gordura tinham maior risco de se tornarem obesos do que aqueles que foram para as opções de gordura total.

Recomenda-se a ingestão de alimentos que são naturalmente baixos em gordura, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais, e fique longe de alimentos embalados rotulados com pouca gordura.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here