Alimentos para o sistema imunológico

A estação do frio e da gripe está em pleno andamento, o que significa que seus esforços para se manter saudável ficou um pouco mais desafiador. Felizmente, quando se trata de afastar a doença, você pode estar em vantagem se tiver um cardápio equilibrado.

O sistema imunológico funciona de forma mais eficaz quando consumimos alimentos ricos em micronutrientes que contêm fitoquímicos antimicrobianos e imunológicos. Em outras palavras, você pode manter seu corpo saudável com produtos ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Leia mais sobre estes alimentos.

Cogumelos

De acordo com Fuhrman, várias variedades de cogumelos melhoram as defesas imunitárias. Os cogumelos oferecem uma mega dose do selênio mineral (uma xícara fornece 34 por cento da ingestão diária recomendada), bem como quantidades decentes de zinco e manganês, todos os quais são necessários para o bom funcionamento das enzimas antioxidantes.

Brócolis, couve e repolho

Essas três potências, juntamente com o resto da família de vegetais crucíferos ( couve-flor, rúcula e couve de bruxelas) são uma força a ser considerada quando se trata de defendê-lo contra vírus invasores. Não só eles são cheio de propriedades antimicrobianas (lutadores de bactérias naturais), também são conhecidos por liberar isotiocianatos (ITCs), fitoquímicos poderosos ligados tanto à prevenção do câncer quanto ao suporte imunológico.

Berries

Você pode ser tentado a ir diretamente para o suco de laranja quando a gripe acertar, mas a pesquisa mostra que é melhor chupar frutas. Não só elas são deliciosos em iogurtes,  shakes ou por conta própria, mas também são uma fonte de antioxidantes, especialmente flavonóides e resveratrol, que demonstraram se defender contra vírus e até câncer. Um estudo de 2013 da revista Molecular Nutrition and Food Research descobriu que o composto pterostilbeno em mirtilos estava fortemente ligado à função imune melhorada (ainda mais quando combinado com vitamina D).

Alho e cebolas

Graças à abundância de propriedades antibacterianas, o alho tem sido usado há séculos para combater tudo, desde o resfriado até a praga. O alho e a cebola contêm um poderoso composto antibacteriano e antifúngico chamado alicina, bem como outros fitoquímicos que melhoram nossas defesas de morte viral. Esses alimentos são mais benéficos quando consumidos crus, pois esses compostos tornam-se menos potentes quando aquecidos. O alho e as cebolas cruas também mostraram ser preventivos contra o câncer.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here