Os melhores alimentos para o cérebro

Frutas de cores vivas

Frutas vibrantes são ricas em um antioxidante importante chamado luteína, que é bem conhecido por melhorar a visão – mas a nova ciência diz que também tem uma série de benefícios cerebrais. Em um estudo recente conduzido pela Abbott e pela Universidade de Illinois no Centro de Nutrição, Aprendizagem e Memória, foi demonstrado que os idosos que consomem mais luteína têm melhor inteligência ou a capacidade de reter e usar a informação que foi adquirida durante toda a vida.

Folhas verdes e brócolis

 

 

Verduras como couve, acelga, couve e alface, bem como brócolis, também são ricos em luteína. Além disso, eles contêm outro nutriente potente chamado zeaxantina. Pesquisas adicionais sugerem que uma combinação de luteína e zeaxantina pode ajudar a melhorar a velocidade de processamento e memória em qualquer idade. Além disso, o brócolis possui níveis elevados de vitamina K e colina, que ajudam a manter a memória.

Cúrcuma e pimenta

 

 

A simples mistura de especiarias ajuda a manter a mente afiada em um longo prazo. Por que você precisa de ambas as especiarias juntos? A cúrcuma é um potente agente anti-inflamatório, e a pimenta preta torna biodisponível, o que significa que ajuda o seu corpo a digeri-lo e fazer o seu caminho para o cérebro. A mistura previne o acúmulo de placas causadoras de demência no cérebro e é mesmo útil no tratamento da depressão.

Nozes e sementes

 

 

Nozes, amêndoas, castanhas de caju, chia, linho e pistache são todos carregados com ácidos graxos ômega-3, que  podem desempenhar um papel crítico na preservação cognitiva e retardar a progressão do envelhecimento do cérebro. Pesquisas recentes mostram que em um grupo de idosos propensos a Alzheimer de início tardio, aqueles que consumiram mais ácidos graxos ômega-3 tiveram melhor flexibilidade cognitiva, ou a capacidade de alternar eficientemente entre tarefas. Porque o corpo não produz naturalmente ômega-3 , é essencial adicioná-los a sua dieta em cada estágio da vida.

Peixe

 

O DHA é um tipo específico de ácido graxo ômega-3 que está associado a uma habilidade aprimorada de acessar e usar informações. É difícil para o corpo extrair DHA de nozes, mas frutos do mar torna o nutriente muito acessível. Alguns peixes são altos em [DHA] e baixos em mercúrio, mesmo quando cultivados em fazendas (por exemplo, truta arco-íris, carvão árctico). Além disso, frutos do mar é outra excelente fonte de vitamina E.

 

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