Óleo de nozes e Azeite

O óleo de nozes é saboroso, e pode ser uma boa mudança ao azeite de oliva. Ambos os óleos são ricos em ácidos gordos insaturados saudáveis. Considerando que o azeite tem cerca de 73% de ácidos gordos monoinsaturados e 11% poliinsaturado, o óleo de nozes tem cerca de 23% de gordura monoinsaturada e 63% de gordura poliinsaturada. As nozes são uma das poucas fontes vegetais de ômega-3 ( outras fontes incluem o óleo de semente de linho, óleo de canola e óleo de soja ). O óleo de nozes tem cerca de 10 vezes mais ácido alfa-linolénico ( o ácido gordo essencial ómega-3 ).

Os ácidos graxos ômega-3 são protetores contra doenças cardíacas. O azeite é protetor, também. Além de gorduras insaturadas, o óleo extra virgem contém fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórias que contribuem para os efeitos cardioprotetores. Nozes também contêm fitoquímicos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Um grande estudo que examinou os benefícios de uma dieta mediterrânea concluiu que fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias contidos no óleo de oliva extra virgem podem agir sinergicamente com compostos bioativos derivados da nozes . Em outras palavras, o consumo de azeite e nozes é provavelmente melhor do que consumir apenas um ou a outro. Isso significa que você deve aproveitar esse óleo de nozes em suas saladas, e regue-o em aves e peixes grelhados, e também use azeite de oliva extra-virgem quando você preferir o seu sabor único.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here