Alimentos para consumir durante a TPM

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A maior parte das mulheres durante o mês tem algum sintoma de TPM ( tensão pré- menstrual ), que envolve irritabilidade, ansiedade, inchaço, problemas digestivos, ânsias, inchaço nas mamas, distúrbios de sono, cólicas e dores de cabeça.

Muitos desses problemas são terríveis, mas existem maneiras de aliviar essa situação com a utilização de ingredientes que temos nas geladeiras ou despensas. Vamos conferir algumas dicas que auxiliam contra a TPM.

Abacates

Abacates não são só cremosos e deliciosos, mas também estão cheios de ácidos graxos ômega, eles contêm esteróis vegetais que podem realmente ajudar a reduzir o excesso de estrogênio do corpo – a principal questão ligada a sintomas da TPM, como ganho mensal de peso e letargia.

Ácidos gordurosos ômega-3

Ácidos gordos ômega-3 sob a forma de óleo de peixe, chia  e sementes de cânhamo têm sido muito utilizados na redução da inflamação generalizada no organismo. Estes óleos essenciais também podem ajudar a reduzir a depressão, ansiedade, dor menstrual e cólicas. Consuma alimentos que tem ômega 3 e reduza a ingestão de ácidos ômega-6 e ômega-9 gordos, que podem contribuir para a inflamação.

Chocolate escuro

O chocolate ou cacau aumenta a energia, e eleva os níveis de magnésio, cálcio, ferro, zinco, ácidos gordos essenciais, antioxidantes e fibras – todos essenciais para uma vida saudável  e um ciclo feliz.

Magnésio

Além de ser vital para centenas de funções no corpo, o magnésio também desempenha um papel importante na prevenção de oscilações relacionadas com humor e irritabilidade, sensibilidade mamária, falta de sono, cólicas, inchaço, retenção de líquidos e dores de cabeça. Adicione alimentos ricos em magnésio, como sementes de abóbora, folhas verdes escuras, iogurte, figos e bananas para a sua dieta.

Bananas

Bananas são ricas em vitamina B6 e potássio, que ajudam a reduzir o inchaço e retenção de água, bem como cãibras musculares. Além disso, o B6 pode ajudar a melhorar o humor, irritabilidade, bem como a sensibilidade mamária.

Vitex

O vitex é uma erva que tem sido muito utilizada para tratar a síndrome pré-menstrual, especialmente a dor do peito. Além disso, tem sido eficaz em aliviar o edema, depressão, irritabilidade e dores de cabeça. Pode ser encontrado na forma de suplementos.

Vitamina E

A vitamina E não só ajuda a deixar a pele bonita, e evita o acne, como pode aliviar os sintomas de irritabilidade, desejos e cãibras.

Iogurte

Os baixos níveis de cálcio, bem como a vitamina D têm sido associados a muitos sintomas de TPM. Em conjunto com a vitamina D, os estudos mostraram que o cálcio ajuda a reduzir a dor, edema, inchaço, e efeitos relacionados com o humor. Além disso, os probióticos no iogurte ajudam a regular a digestão e reforçar a imunidade. Se você é sensível ao leite, recomenda-se a suplementação. Porém para qualquer dúvida consulte um médico ou nutricionista.

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