O alimento que pode proteger a pele contra os danos do sol

brocolis-protetor-solarO brócolis já é conhecido por conter compostos que são altamente eficazes na prevenção de certos tipos de câncer e no combate a inflamação. No entanto, você sabia que o brócolis pode ser considerado um bom protetor solar?

De acordo com uma pesquisa recente, um componente específico presente no brócolis é extremamente benéfico na prevenção dos danos na pele induzidos pelo sol.

O estudo, realizado por pesquisadores da John Hopkins School of Medicine, nos E.U.A., mostrou que extrato de brócolis aplicado topicamente na pele reduziu a vermelhidão e a inflamação causados pelos raios UVB em uma média de 37%.

Um dos compostos responsáveis por esta ação de proteção é o sulforafano que é absorvido diretamente para as células e continua a proteger a pele por vários dias, ao contrário do protetor solar convencional.

O estudo foi realizado em pequena escala, mas os resultados são promissores. Esta técnica poderia incentivar a ativação de mecanismos de combate ao câncer no próprio corpo, em vez de bloquear os raios do sol.

brocolis-protetor-solar-02

Observação importante: passar extrato de brócolis sobre sua pele não irá resultar em proteção. O composto precisa ser primeiramente ativado para que gere uma proteção contra o sol.

Embora a ciência ainda não tenha chegado a uma conclusão oficial da relação do brócolis e a proteção solar, consumir este vegetal confere uma abundância de benefícios anticancerígenos. Claro, no futuro, o brócolis poderá, oficialmente, proteger a nossa pele por dentro e por fora.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta