Conheça a vitamina que pode ajudar a reduzir o seu peso

vitamina-perder-pesoAgora, há mais razões do que nunca em comer uma dieta nutricionalmente equilibrada. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Queensland, Austrália, certas deficiências vitamínicas estão ligadas ao ganho de peso e obesidade.

No estudo, os investigadores avaliaram 1131 crianças para determinar se uma deficiência em vitaminas específicas do complexo B estava ligada a um aumento no ganho de gordura.

Além de tirar amostras de sangue para determinar o estado nutricional de várias vitaminas do complexo B, os pesquisadores também analisaram o índice de massa corporal (IMC), e avaliaram a quantidade de gordura abdominal e a quantidade total de gordura corporal.

A pesquisa descobriu que as crianças com os mais baixos níveis sanguíneos de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), ácido fólico (vitamina B9) e B12 (cobalamina) apresentaram a maior quantidade de gordura corporal, sugerindo uma ligação entre deficiências destas vitaminas do complexo B e o ganho de peso.

Os pesquisadores acreditam que estas vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na queima de gordura e no metabolismo.

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Todas estas vitaminas são solúveis em água, isto significa que elas não são armazenadas no organismo e devem ser consumidas diariamente para assegurar quantidades adequadas. Para ajudar a reduzir a incidência de deficiência, aqui estão algumas das melhores fontes de vitaminas do complexo B:

Tiamina (vitamina B1): sementes de girassol, feijão, feijão preto, cevada, ervilha, lentilha e aveia.

Riboflavina (vitamina B2): soja, espinafre, folha de beterraba, iogurte, ovo, aspargo, amêndoa e peru.

Folato (vitamina B9): lentilha, feijão, grão de bico, aspargo, espinafre, nabo e brócolis.

Vitamina B12 (Cobalamina): sardinha, salmão, atum, bacalhau, cordeiro, camarão, carne, iogurte, spirulina e couve.

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