Conheça 6 motivos para você comer mais iogurte

iogurte-01

Não há dúvida de que o iogurte é um dos alimentos fermentados mais comumente apreciados em nossa dieta. Além de ser delicioso, há muitas outras razões para tornar o iogurte um hábito da sua alimentação. Confira!

Reduz as chances de síndroma metabólica

Alguns tipos de iogurte (verifique o rótulo) contém probióticos da estirpe Lactobacillus plantarum que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, do colesterol e de homocisteína em mulheres, todas as quais são fatores para uma condição conhecida como síndrome metabólica. A síndrome metabólica caracteriza-se também pela gordura abdominal, e é frequentemente um precursor de outros problemas de saúde.

A homocisteína é um marcador da inflamação e pode aumentar o risco de mais de cinquenta doenças, incluindo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, depressão e artrite.

Diminui as infecções respiratórias

A estirpe probiótica Lactobacillus casei, encontrados na maioria dos iogurtes com culturas vivas, colaboram para diminuir a duração de infecções respiratórias e a gravidade da congestão nasal ligadas a infecções entre os idosos. Ele provavelmente tem o mesmo efeito sobre jovens, mas o resultado deste teste específico só examinou os efeitos sobre os idosos.

Bom para a saúde gastrointestinal

Um estudo publicado no Journal of American College of Nutrition avaliou os efeitos do consumo de iogurte em pessoas com infecções gastrointestinais. Os investigadores verificaram que o consumo de iogurte pode reduzir o risco de infecções gastrointestinais.

iogurte-02

Colabora na absorção de nutrientes

Consumir iogurte aumenta a quantidade de nutrientes absorvidos a partir de outros alimentos ingeridos na mesma refeição. Um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition descobriu que o consumo de iogurte aumentou a capacidade de absorção dos fitonutrientes chamados isoflavonas encontrados no leite de soja, quando os dois alimentos foram ingeridos na mesma refeição.

Combate infecções causadas pelo H. pylori

As bactérias H. pylori tem sido associadas a úlceras, gastrite e cancêr dos tecidos glandulares e vasos linfáticos no corpo. De acordo com a pesquisa publicada na revista World Journal of Gastroenterology, a pesquisa mostra que o consumo de iogurte ajuda a combater infecções H. pylori.

Promove a saúde do cérebro

De acordo com um estudo apresentado na revista Nutritional Neuroscience, o consumo do soro de leite, que é o subproduto líquido da produção de iogurte, pode realmente melhorar o aprendizado e a memória. A maioria dos iogurtes, especialmente as variedades mais finas, tendem a conter algum soro de leite residual.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta