Os benefícios da chia para a saúde

beneficios-chiaSegundo relatos históricos, as sementes de chia estavam presentes nas dietas dos povos maias e astecas durante séculos. Hoje, elas extraem o interesse de muitas pessoas para os seus benefícios para a saúde e usos na cozinha.

A chia contém duas vezes mais proteína do que a maioria dos grãos e cinco vezes mais cálcio do que o leite. Além disso, tem altos níveis de ômega-6 e 3 , fibras solúveis, potássio e antioxidantes. Conheça, abaixo os principais benefícios da chia.

Rica em nutrientes

Apesar de ser pequena, a semente de chia possui uma gama de poderosos nutrientes. Este alimento é muito rico em fibras, proteínas, ômega-3, cálcio, fósforo, e ainda é uma excelente opção de lanche caso você esteja precisando de energia.

Antioxidantes

Devido a uma quantidade extremamente elevada de fenóis, as sementes de chia têm propriedades anti-inflamatórias incríveis. Um estudo realizado no México mostrou que a semente de chia tem o potencial de impedir uma grande quantidade de danos causados pelos radicais livres. Se você está querendo evitar danos inflamatórios, como envelhecimento prematuro da pele, adicione a chia em sua dieta.

Melhora a digestão

Com uma grande quantidade de fibras, a chia promove a manutenção e saúde do sistema digestivo. A consistência da chia quando embebida também pode favorecer o crescimento de probióticos benéficos no intestino. As bactérias do intestino são essenciais para a sua saúde e podem até mesmo influenciar o seu peso e sistema imunológico.

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Prevenção do câncer

De acordo com alguns estudos, o ômega-3 encontrado na chia pode limitar o crescimento de células cancerosas nos casos de câncer da mama e do colo do útero. Enquanto mais pesquisas precisam ser realizadas para confirmar esta tese, adicionar mais ômega-3 em sua dieta é uma ideia benéfica, uma vez que este composto colabora para a saúde do coração.

Prevenção do diabetes

Sementes de chia são carregadas com gorduras e fibras saudáveis que se combinam para equilibrar os níveis de açúcar no sangue. No entanto, existem alguns estudos que demonstram a capacidade fascinante da chia para prevenir desordens metabólicas, como a resistência à insulina.

Melhora a energia e o metabolismo

As sementes de chia não são carregadas com açúcar, mas já foi mostrado que este alimento possui os mesmos benefícios energizantes que as famosas bebidas esportivas. Um estudo publicado na revista Strength & Conditioning mostrou que chia foi tão eficaz quanto as bebidas esportivas para atividades de resistência que durem mais de 90 minutos.

Embora a chia não possa ter um enorme impacto sobre os treinos mais curtos, ainda é uma escolha inteligente para abastecer seu pré-treino, enquanto acelera o metabolismo e mantém do peso.

Como utilizar as sementes de chia

As sementes de chia não possuem um sabor característico. E isto é muito bom, já que as sementes não vão afetar o perfil de sabor da sua comida, o que as torna fácil de integrar em suas refeições.

Elas podem ser polvilhadas em cima de saladas ou torradas ou adicionadas moídas em vitaminas ou até mesmo sorvetes.

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