10 alimentos que melhoram a saúde do cérebro

alimentos-cerebroMuitos estudos recentes têm mostrado como certos nutrientes podem afetar positivamente a saúde do cérebro, especificamente as áreas relacionadas ao processamento cognitivo e emoções.

Consumir os alimentos corretos pode ajudar na manutenção de agudeza mental, reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência, e tornar mais eficiente o funcionamento do cérebro.

Dito isto, conheça dez alimentos que você deve incluir em sua dieta para melhorar a saúde do cérebro.

1. Maçã: a maçã possui quercetina, um fitonutriente mágico que protege o cérebro do dano oxidativo que causa doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

2. Aspargo: aspargo é rico em ácido fólico, que é essencial para o metabolismo dos ácidos graxos de cadeia longa no cérebro.

3. Carne magra: a carne magra é rica em vitamina B12, ferro e zinco. Estas vitaminas e minerais ajudam a manter um tecido neural saudável.

4. Amoras e morangos: estudos mostram que pessoas que comem morangos e amoras melhoram a memória e habilidades motoras. Além disso, suas propriedades antioxidantes podem proteger o seu cérebro a partir do processo oxidativo.

5. Chocolate amargo: o chocolate amargo oferece poderes de concentração incríveis. É um poderoso antioxidante que contém estimulantes naturais que aumentam a produção de compostos que melhoram a sensação de bem estar.

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6. Salmão: salmão contém ômega-3; estudos têm mostrado que o ômega-3 pode ser essencial para o funcionamento do cérebro.

7. Orégano: em vários estudos, este poderoso tempero demonstrou ter 40 vezes mais propriedades antioxidantes do que as maçãs, 30 vezes mais do que as batatas, 12 vezes mais do que as laranjas e 4 vezes mais do que os morangos.

8. Noz: a noz é rica em proteínas e contém ômega-3, vitaminas E e B6. Todos estes nutrientes promovem a saúde do tecido neural.

9. Cereais integrais: os cereais integrais possuem fibra e vitamina E, que ajudam a promover a saúde cardiovascular e, consequentemente, ajuda a melhorar a circulação para o cérebro.

10. Iogurte: o iogurte e outros produtos lácteos são preenchidos com proteína e vitamina B que são essenciais para melhorar a comunicação entre as células nervosas.

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