O alimento que vai deixar seus ossos mais fortes

alimentos-ossos-fortes-01Quando pensamos em ameixa seca, estamos mais propensos a pensar nos benefícios que este alimento pode nos fornecer para regulação do intestino. Mas, de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition, a ameixa seca possui mais uma qualidade surpreendente: a capacidade de construir ossos fortes.

De acordo com pesquisadores do Departamento de Nutrição, Alimentação e Ciência do Exercício, da Universidade Estadual da Flórida, a ameixa seca é “o fruto mais eficaz tanto na prevenção quanto na reversão da perda óssea”.

Os pesquisadores de nutrição recrutaram 236 mulheres que já tinham atingido a menopausa, não estavam em terapia de reposição hormonal ou não tomaram qualquer medicação conhecida por influenciar o metabolismo ósseo.

As mulheres foram divididas em dois grupos: aquelas que consumiram 100 gramas de ameixas secas e outro grupo que comeu 100 gramas de maçãs secas. Além disso, os participantes receberam 500 miligramas de cálcio, mais 400 UI de vitamina D por dia.

Os cientistas descobriram que as mulheres que comeram ameixas secas diariamente, tiveram um aumento significativo na densidade mineral óssea em comparação com as mulheres que comeram as maçãs secas. Apenas as ameixas secas causaram uma diminuição significativa dos marcadores ósseos ligados a uma ruptura da densidade óssea.

Impedir a quebra óssea tende a ser mais fácil do que reverter a perda de osso de modo que os resultados do estudo são significativos. O consumo diário de ameixa mostrou a capacidade para prevenir e reverter a perda óssea.

alimentos-ossos-fortes-02

Mais evidências

Uma pesquisa adicional apresentada no British Journal of Nutrition, teve resultados semelhantes. Desta vez, os pesquisadores avaliaram 160 mulheres na pós-menopausa com baixa densidade mineral óssea, mas não suficientemente baixa para ser diagnosticada como osteoporose. Novamente, eles descobriram que o consumo de ameixa pode prevenir e reverter a perda óssea.

Ameixas frescas e secas são conhecidas por aumentar a absorção de ferro no organismo, bem como aumentar os níveis de vitamina C. Além de auxiliar a saúde do osso, a ameixa também pode normalizar os níveis de açúcar no sangue, melhorar a perda de peso, e os níveis de colesterol.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta