3 benefícios fantásticos da caminhada

beneficios-caminhada-01

Caminhar é igualmente importante para o corpo e a mente. Além disso, é grátis! Os benefícios da caminhada são muitas vezes esquecidos, mas aqui estão três razões incríveis para inserir o hábito de andar no seu dia a dia. Confira!

Impulsão para o cérebro

De acordo com um estudo realizado em 2010, os adultos que caminhavam 40 minutos, por três vezes na semana, ao longo de um ano, apresentaram crescimento do cérebro na região do hipocampo, uma área associada com a memória espacial.

Isso significa que o simples ato de caminhar algumas vezes por semana melhora realmente a sua função cerebral! Seu cérebro precisa de exercício, tanto como o resto do seu corpo e, acredite ou não, a caminhada pode melhorar tanto a mente quanto o corpo.

Fonte de energia

Pessoas com fadiga podem experimentar grandes melhorias ao incorporar o exercício diário em seus hábitos. A caminhada é um exercício nutritivo que lubrifica as articulações e energiza todo o seu ser, sem esgotar suas reservas de energia. Caminhar também ajuda na circulação do sangue e pode fazer com que você se sinta mais acordado e alerta.

Além disto, a caminhada pode ser meditativa, isto ajuda a reduzir os níveis de estresse e estimula a sua mente – especialmente se você andar em um ambiente onde a natureza está presente.

beneficios-caminhada-02

Reduz os sintomas da depressão

Um estudo de 1999 comparou os efeitos do exercício, da medicação, e uma combinação dos dois em adultos moderadamente deprimidos ao longo do tempo. Os resultados foram bastante interessantes.

Embora a medicação possa reduzir os sintomas da depressão de forma mais rápida, o exercício consistente, como caminhar, tem a mesma eficácia em longo prazo.

O estudo mostrou que, após 16 semanas, não se verificaram diferenças significativas nas taxas de depressão entre os grupos. Além do mais, após 10 meses, aqueles que se exercitaram sem medicação, apresentaram taxas significativamente mais baixas de depressão do que os outros dois grupos.

Mesmo se você não estiver com depressão, sair para uma caminhada constante é um impulsionador de humor fantástico!

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta