Café pode reduzir o risco de ataque cardíaco, revela pesquisa

cafe-coracaoBoa notícia para as pessoas que bebem café todos os dias: um estudo realizado na Coréia do Sul mostrou que consumir uma quantidade moderada de café pode reduzir o risco da obstrução das artérias e, consequentemente, diminuir o risco de um ataque cardíaco.

O estudo, realizado com adultos jovens e saudáveis, descobriu que, em comparação com as pessoas que não bebem café, aqueles que bebiam de 3 a 5 xícaras da bebida por dia tinham um risco menor de ter depósitos de cálcio em suas artérias coronárias, o que é um indicador de doença cardíaca. (As artérias coronárias são os vasos que trazem o sangue oxigenado para o músculo cardíaco).

O estudo contou com a participação de mais de 25.000 homens e mulheres que se submeteram a exames de rotina. Os participantes responderam questionários sobre seus hábitos alimentares e de consumo (incluindo o consumo de café), e foram submetidos a uma tomografia computadorizada para determinar os níveis de cálcio nas artérias coronárias.

Os pesquisadores compararam os níveis de cálcio nas artérias coronárias das pessoas com o seu valor de consumo de café, classificando como uma xícara por dia, de uma a três xícaras por dia, três a cinco xícaras por dia e pelo menos cinco xícaras por dia. Eles também levaram em conta fatores como atividade física, tabagismo, IMC e hábitos alimentares.

3 a 5 xícaras por dia

De acordo com o estudo, as pessoas que bebiam de 3 a 5 xícaras de café por dia, tinham 40% menos cálcio em suas artérias do que aqueles que não bebiam café. Aqueles que bebiam de uma a três xícaras por dia tinham 35% menos cálcio do que aqueles que não bebiam café, e aqueles que beberam um copo por dia tinham 23% menos cálcio.

As pessoas no estudo que bebiam cinco ou mais xícaras por dia tinham 19% menos cálcio, em comparação com os que não tomavam café.

Os pesquisadores salientaram que os resultados mostram uma correlação entre o consumo de café e o risco de doença cardíaca, mas não provam que existe uma relação de causa e efeito entre beber café e ter menos cálcio nas artérias.

cafe-coracao-02

Benefícios do café

Um corpo de evidências sugere que o hábito de beber café tem um efeito neutro ou benéfico para a saúde cardiovascular.

Uma análise prévia de 36 estudos descobriu que o consumo moderado de café foi associado a um menor risco de doença cardíaca, e outros estudos encontraram uma ligação entre beber café e um risco reduzido de diabetes tipo 2.

No entanto, a bebida com cafeína também tem sido associada ao aumento do colesterol LDL (o chamado “mau” colesterol) e aumento da pressão sanguínea.

Por isso, o mais importante é sempre manter a moderação.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta