A vitamina que te protege do diabetes

vitaminasUm novo estudo analisou a forma como a deficiência em vitamina D pode estar ligada ao diabetes. O que os pesquisadores descobriram foi surpreendente!

Obesidade e diabetes tipo 2 tendem a andar lado a lado. Na verdade, o diabetes Tipo 2 é uma das principais doenças relacionadas com a obesidade, também chamado de distúrbios metabólicos.

Esta nova pesquisa – publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism – encontrou uma ligação entre a vitamina D, obesidade e diabetes tipo 2. Foi um pequeno estudo com cerca de 140 participantes, separados por Índice de Massa Corporal (IMC) e pelo fato de que eles tinham diabetes, pré-diabetes ou nenhum destes.

Os pesquisadores mediram então, cada um dos níveis de vitamina D dos pacientes.

Eles descobriram que os baixos níveis de vitamina D podem ser um indicador mais forte de diabetes do que obesidade. Os pacientes obesos sem diabetes tinham níveis mais elevados de vitamina D do que os indivíduos com um peso saudável que tinham diabetes. A vitamina D pode ser a chave para proteger-nos do problema.

“Nossos resultados indicam que a vitamina D está associada de forma mais estreita com o metabolismo da glicose do que a obesidade.”, informa um dos autores do estudo, o doutor Manuel Macías-González.

Ele sugere que a obesidade e a deficiência em vitamina D trabalham em conjunto “para aumentar o risco do diabetes e outras doenças metabólicas.”.

Isso soa um pouco triste, mas estes resultados podem ser realmente uma boa notícia. O estudo sugere que, se estivermos recebendo quantidade suficiente de vitamina D – da luz do sol, alimentos fortificados ou tomando suplementos – isto poderia nos proteger do diabetes.

vitamina-d

Fontes de vitamina D

Grande parte da produção de vitamina D em nosso corpo provém da exposição à luz solar. No entanto, há um punhado de alimentos que contêm o nutriente de forma natural e que colaboram para evitar certas deficiências, como o salmão, leite de soja, atum, suco de laranja e queijo ricota.

A melhor maneira de descobrir se os seus níveis de vitamina D são baixos é solicitando ao seu médico para fazer um exame de sangue simples. Se você é deficiente ou se você tem níveis baixos de vitamina D, o seu médico pode recomendar que você tome um suplemento desta vitamina.

Estudos anteriores também descobriram que a vitamina D pode proteger você contra certos tipos de câncer, ajudar seu corpo a combater a gripe e apoia a gravidez saudável.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta