Goma de mascar ajuda a remover bactérias da boca, informa pesquisa

mascar-chicleteA goma de mascar pode remover as bactérias nocivas da boca, isso é o que revela um novo estudo publicado recentemente.

Os pesquisadores descobriram que apenas um único pedaço de goma de mascar pode remover 100 milhões de bactérias – 10% da carga microbiana presente na saliva – em apenas dez minutos.

E eles dizem que a goma pode ser tão eficaz quanto o uso do fio dental – embora cada um tenha alvos diferentes nas áreas da boca.

“A goma de mascar contribui para a manutenção da saúde bucal”, observaram os pesquisadores em seu relatório. Seus resultados mostram que “a mastigação da goma remove as bactérias da cavidade oral.”, revela a pesquisa.

O estudo, publicado na revista Plos One, foi liderado por pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda. Eles descobriram que a goma foi mais eficaz nos primeiros 30 segundos de mastigação, sendo que, após esse período, a goma se tornou menos eficaz na captura de bactérias.

Além disso, eles observam que apenas as gomas que não continham açúcar ajudaram a remover as bactérias da boca.

As gomas de mascar sem açúcar aumentam a produção de saliva, o que ajuda a remover restos de comida da boca, neutralizam os ácidos bacterianos e espalham elementos que combatem doenças bucais. No entanto, as autoridades de saúde alertam para não deixar que os chicletes substituam práticas de higiene dental regulares, como escovação e uso do fio dental.

goma-de-mascar

Mas há um porém: mascar por muito tempo pode causar o efeito reverso, fazendo com que as bactérias que foram pegas pela goma de mascar, retornem para a boca. Por isso, os cientistas recomendam manter a mastigação por menos de 10 minutos.

Os pesquisadores acrescentam que o estudo pode ser usado para desenvolver uma goma que remove seletivamente bactérias específicas relacionadas com certos tipos de doenças.

Comente com sua conta do Facebook