Suco de beterraba melhora o desempenho atlético e a saúde cardiovascular

suco-de-beterrabaMuitos estudos já demonstraram que o suco de beterraba pode melhorar o desempenho atlético. Agora, uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual do Kansas, EUA, mostrou que a bebida também pode dar um impulso na qualidade de vida para as pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca.

Uma pesquisa prévia realizada em 2013 pela mesma equipe, mostrou que, devido ao seu alto teor de nitrato, o suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos, que estão envolvidos na prática do exercício. Este, por sua vez, aumenta o fluxo de oxigênio para os músculos.

Neste novo estudo, os pesquisadores descobriram que, depois de beber o suco de beterraba, os participantes experimentaram um aumento de 38% do fluxo sanguíneo para os músculos esqueléticos durante o exercício.

O aumento do fluxo de oxigênio seria suficiente para melhorar significativamente a qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca, disseram os pesquisadores.

“A insuficiência cardíaca é uma doença em que a oferta de oxigênio aos tecidos específicos, especialmente músculos esqueléticos, fica prejudicada, diminuindo a capacidade de mover os braços ou pernas”, informa o pesquisador David Poole em um comunicado para a imprensa.

“A melhor terapia para estes pacientes é levantar-se e mover-se”, disse Poole. “No entanto, muitas vezes, isto pode se tornar muito difícil. O aumento da oferta de oxigênio para esses músculos através de beterraba pode fornecer uma avenida terapêutica para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.”, completa.

Aumento da velocidade, resistência e potência

suco-de-beterraba-02Por que o suco de beterraba tem um efeito tão potente sobre o fluxo de sangue? A resposta está na alta concentração da bebida de uma substância química conhecida como nitrato. Na verdade, apenas 70 mililitros de suco de beterraba contém tanto nitrato quanto 100 gramas de espinafre.

No corpo, o nitrato é transformado em nitrito, que ajuda a proteger os vasos sanguíneos a partir de lesões. O nitrito é eventualmente transformado em óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e, assim, aumenta o fluxo sanguíneo. Com mais oxigênio, as células são capazes de produzir mais potência por mais tempo.

Está aí uma boa ideia de suco para os praticantes de atividades físicas e para as pessoas que estão buscando melhorar a qualidade de vida.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta