A bebida que pode reduzir o risco de depressão

cafe-depressaoBaixa autoestima, desanimo, tristeza… A depressão pode se manifestar de inúmeras formas. Muitas vezes, o problema não é diagnosticado, o que pode ocasionar consequências dolorosas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 350 milhões pessoas no mundo sofrem de depressão ou problemas mentais. No Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas são vítimas do problema, segundo Ministério da Saúde.

Uma pesquisa recente realizada pela Escola de Medicina de Stanford, EUA, afirma que, se um dos pais tem depressão, o risco dos filhos serem afetados pela condição aumenta para 40 a 50%.

A boa notícia é que pequenas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir os sintomas. Uma dessas mudanças pode ser tão simples e gostosa como a introdução de algumas xícaras de café.

Apenas duas xícaras de café por dia podem reduzir o risco de depressão

A cafeína, informam os cientistas, ajuda a liberar hormônios que elevam o humor. Ela estimula o sistema nervoso central, provocando a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina o que pode levar a estados de espírito mais satisfeitos. Isto pode explicar o menor risco de depressão entre os bebedores de café.

Um importante estudo realizado pela renomada Universidade de Harvard, EUA, feito ao longo de 10 anos, concluiu que duas xícaras de café por dia podem reduzir o risco de depressão em mulheres em até 20%.

Café pode ajudar a reduzir o risco de depressão.
Café pode ajudar a reduzir o risco de depressão.

Pesquisas ainda revelam que beber de uma a quatro xícaras de café diariamente é a quantidade ideal para reduzir o risco de depressão.

Beber mais do que cinco xícaras de café diariamente está associada à ansiedade, dores de cabeça, insônia, riscos de doenças cardíacas, entre outros. Ou seja, o consumo excessivo de café pode reverter os efeitos positivos da bebida.

Lembrando que a depressão é uma doença muito grave, por isso, procure um profissional da saúde para realizar um tratamento adequado do problema.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta