Praticar exercícios regularmente pode reduzir as chances de depressão

exercicios-combatem-a-depressaoPraticar exercícios físicos por apenas três vezes na semana pode reduzir as chances de uma pessoa se tornar deprimida, revelou um estudo recente realizado pela Universidade de Londres.

Segundo o estudo, aqueles que se exercitam regularmente durante a semana podem reduzir o risco de depressão em até 17%. A pesquisa também descobriu que as pessoas que apresentam sintomas de depressão são menos ativos, particularmente em uma idade jovem.

Os pesquisadores acompanharam mais de 11.000 pessoas nascidas em 1958, registrando seus sintomas e níveis de atividade depressivos nas idades de 23, 33, 42 e 50 anos.

O principal autor do estudo, Dr. Snehal Pinto Pereira, informou em um comunicado para a imprensa que os resultados mostram que a atividade física pode proteger contra a depressão.

“É importante ressaltar que este efeito foi observado em toda a população e não apenas naqueles com alto risco de depressão clínica. Quanto mais ativas fisicamente as pessoas eram, menos sintomas depressivos eram relatados.”, informa Dr. Pereira.

Os autores do estudo sugerem que o exercício pode ajudar a prevenir a depressão, porque age como uma distração do estresse, cria oportunidades para a interação social e produz endorfinas.

Eles também revelam que outros fatores ligados ao exercício podem ter um efeito benéfico sobre a saúde mental, tais como comer uma dieta melhor ou obter mais vitamina D por causa do aumento da exposição à luz solar.

Praticar exercícios físicos é um ótimo remédio para combater a depressão.
Praticar exercícios físicos é um ótimo remédio para combater a depressão.

Muitas pessoas já estão conscientes dos benefícios da atividade física sobre a sua saúde geral, mas agora estamos vendo um crescente corpo de evidências que sugere também um efeito positivo sobre o bem-estar mental de uma pessoa.

Esta última pesquisa destaca o quão importante é garantir que as pessoas trabalhem e vivam em ambientes que lhes permitam ser fisicamente ativos e mentalmente saudáveis.

marcio-post

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta