5 coisas que você provavelmente não sabia sobre o mel

beneficios-melA maioria das pessoas gosta de mel devido ao seu delicioso sabor. Esse adoçante natural ajuda a equilibrar os sabores, engrossa molhos e adiciona densidade aos pratos. Embora seja um ingrediente de cozimento versátil, o mel também pode oferecer alguns benefícios para a saúde.

Aqui estão cinco motivos para agradecer as abelhas por fornecer este doce néctar.

Acaba com a tosse

De acordo com um estudo recente, o mel pode ser uma boa alternativa para tratar tosses e resfriados. Em uma pesquisa realizada com mais de 100 crianças, o mel foi considerado a melhor abordagem para aliviar os sintomas de tosse e melhorar o sono.

Não admira que a Organização Mundial de Saúde lista o mel como um potente emoliente, um líquido açucarado que reveste a garganta e acalma a irritação.

Trata feridas

O mel tem uma longa reputação de curandeiro. Sua primeira referência escrita remonta a 2100-2000 a.C em um texto sumério que menciona o uso do mel como medicamento e pomada. Segundo pesquisas, o mel é considerado antibacteriano e pode ser utilizado para tratar alguns tipos de feridas e infecções.

Os açúcares no mel sugam a umidade, o que ajuda a inibir o crescimento bacteriano. Além disso, alguns tipos de méis contêm compostos que são conhecidos por serem tóxicos para bactérias.

Ajuda na perda de peso

Beber água morna com limão e mel logo pela manhã, é o componente principal de um programa de desintoxicação do organismo. Fazer isso diariamente é uma das melhores maneiras de limpar o fígado, eliminar toxinas e liberar a gordura do corpo.

beneficios-mel-02
O mel pode ser uma ótima opção para o seu café da manhã.

Aumenta a energia

Os carboidratos estão presentes em uma ampla variedade de alimentos saudáveis​​, incluindo frutas, legumes e nozes. Seu sistema digestivo precisa de carboidratos para produzir glicose, que envia energia para as células, tecidos e órgãos do corpo.

Contendo 17 gramas de carboidratos por colher de sopa, o mel passa a ser uma fonte de alimento que você pode utilizar para alavancar seu dia. Os açúcares naturais presentes no mel fornecem uma fonte saudável de calorias e de energia para o corpo.

Trata problemas de pele

Um estudo publicado na European Journal of Medical Research utilizou uma solução de mel bruto diluído (90% de mel diluído em água quente) em 30 pessoas com dermatite seborreica, a condição do couro cabeludo geralmente associado com caspa e coceira na pele.

Os pesquisadores pediram a metade dos participantes que aplicassem a mistura de mel nos locais com dermatite seborreica, durante quatro semanas. O resultado foi que a coceira aliviou e a descamação desapareceu dentro de uma semana para aqueles que tentaram o tratamento com mel.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta