Veja por que as mulheres devem consumir mais potássio após a menopausa

alimentos-menopausaO que a batata, banana, feijão branco, molho de tomate, e damasco têm em comum? Sim, eles são deliciosos. Mas mais do que isso, esses alimentos são ricos em potássio.

Este mineral é essencial para manter o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano, além de ser fundamental para a função cardíaca e ajudar a reduzir a pressão arterial.

Um estudo recente conduzido pela Albert Einstein College of Medicine, em Nova York destaca outro benefício de saúde importante do potássio na dieta: a sua eficácia na prevenção do AVC em mulheres após a menopausa.

Um estudo de 11 anos conduzido com 90.137 mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 e 79 anos, mostrou que as mulheres que comeram mais potássio, reduziram em 12% a probabilidade de sofrer acidente vascular cerebral de modo geral, e 16% menos probabilidade de sofrer acidente vascular cerebral isquêmico do que as mulheres que comiam menos potássio.

“O potássio é um componente vital da função celular. Isso afeta as células endoteliais que revestem os vasos sanguíneos, por isso, talvez possa dar mais fluxo de sangue para áreas críticas.”, informa a cientista Sylvia Wassertheil-Smoller em um comunicado para a imprensa.

De acordo com pesquisas científicas, a ingestão diária recomendada de potássio para um adulto médio é de cerca de 4.700 miligramas de potássio por dia. Porém, infelizmente, a maioria da população não consome o suficiente desse mineral que constrói músculos, fortalece os ossos, protege o coração, e também protege contra o derrame.

Alimentos ricos em potássio

A boa notícia é que não é muito difícil aumentar a sua ingestão de potássio. Alguns alimentos ricos neste mineral são absolutamente deliciosos! Veja abaixo, 5 alimentos que possuem um alto teor de potássio:

1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg

    Top 10 alimentos ricos em potássio.

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