Veja como a salsa pode colaborar com sua saúde

beneficios-salsaApesar de a salsa ser considerada uma das ervas mais populares do mundo, é muito raro vê-la sendo julgada como um super alimento saudável que pode ajudar o corpo de muitas maneiras.

A salsa é extremamente nutritiva e uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, sendo este último o mais abundante. A vitamina K, geralmente, falta na dieta da maioria das pessoas; pois acredita-se que tal deficiência poderia estar ligada, em parte, à osteoporose.

A Salsa proporciona enormes benefícios para a saúde graças aos seus óleos voláteis, bem como os seus flavonoides.  Muitas pessoas sabem que os flavonoides atuam como antioxidantes muito úteis e isto, obviamente, não é diferente no caso da salsa.

Além de evitar danos oxidativos ao organismo, a salsa contribui ativamente para reduzir os riscos de leucemia e câncer de pâncreas, colo do útero e do ovário. Acredita-se também que os compostos presentes na salsa tem a capacidade de interferir na expansão de células cancerígenas, exibindo impressionantes propriedades anti-tumorais.

liersch_petersilie

Outros benefícios da salsa

A salsa apresenta algumas propriedades antimicrobianas interessantes que foram confirmadas pelos resultados obtidos a partir de um estudo realizado no Instituto de Pesquisa em Saúde Animal, nos EUA.

A pesquisa procurou validar a eficácia de vários extratos de plantas como possíveis agentes antimicrobianos quando adicionadas aos alimentos. Apesar de não ficar no topo do ranking, a salsa conseguiu provar que tinha a capacidade de minimizar a propagação da microflora natural, coliformes, bolores e leveduras.

O mau hálito regular é muitas vezes o resultado de um ambiente tóxico no interior do corpo. Estes inconvenientes podem ser facilmente combatidos com a capacidade da salsa de limpar e desintoxicar os rins, fígado e bexiga, e também, agir como um refrescante bucal bastante confiável, capaz de repelir o mau hálito.

Por último, mas não menos importante, a salsa é capaz de converter a homocisteína em moléculas benignas. Um nível elevado de homocisteína pode ser perigoso para a saúde cardiovascular.

Alimentos como salsa, que são ricos em ácido fólico, podem ajudar a prevenir ou diminuir o risco de acidentes vasculares cerebrais, especialmente para diabéticos ou pessoas que já sofrem de doenças cardíacas.

Veja Mais: 8 benefícios surpreendentes da salsa

Comente com sua conta do Facebook

7 COMENTÁRIOS

  1. A EFICÁCIA? MELHOR JEITO DE COMER SEM PERDER SEUS BENÉFICIOS? CRUA? OU COZIDA? POR FAVOR TIRE MINHA DÚVIDA? ATT: WANDA

  2. Olá gente…
    Também fiquei a saber muito mais sobre a salsa, apesar de ter bons conhecimento do quanto a salsa é um condimento para acrescentar em quase tudo quanto se cozinha, mas cá em casa comemo-la mesmo crua, tal qual a colhemos no quintal.

  3. Gostaria de saber se a salsa tem muito potássio.Indicaram pro meu marido mas ele faz hemodiálise e potássio alto

    • Olá Zoila!

      A salsa pode ser considerada rica em potássio, já que, 100 gramas de salsa contém 550 miligramas de potássio.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Obrigado e volte sempre!

    • Olá Celia!

      Para a maioria das pessoas, a dose habitual de folha de salsa é de 6 gramas por dia. Porém, sempre indicamos que procure um profissional da saúde, como um nutricionista, para lhe indicar qual o consumo mais adequado para o seu caso.

      Agradecemos sua visita e volte sempre!

Deixe uma resposta