Conheça a diferença entre as gorduras boas e ruins

diferenca-gorduraFoi-se o tempo em que todas as gorduras eram consideradas ruins. Agora, sabemos que é importante conhecer os tipos de gordura que comemos, e quanto devemos consumir.

Todas as fontes de alimento que nós consideramos como “gorduras”, são feitas a partir de uma combinação de ácidos graxos monoinsaturado, poliinsaturado e saturado.

Todas as gorduras contêm todos estes três tipos, mas são classificadas pelo tipo de ácido graxo que compõe a maior parte do alimento. Por exemplo, o azeite contém cerca de 80% de gordura monoinsaturada, por isso é considerada uma gordura monoinsaturada.

Abaixo, listamos os tipos de gorduras que você irá encontrar nos alimentos, bem como os seus efeitos para a saúde. Confira!

Gordura monoinsaturada

Fontes comuns: azeitona, abacate, nozes, sementes, óleos de cozinha, incluindo o azeite de oliva e óleo de amendoim.

Efeitos para saúde: pesquisas sugerem que as gorduras monoinsaturadas podem manter em equilíbrio o mau colesterol (LDL) e ajudar a aumentar o bom colesterol (HDL) e, dessa forma, reduzir o risco de doença cardíaca.

Gordura poliinsaturada (inclui ômega-6 e ômega-3)

Fontes comuns: peixes gordos, como o salmão, atum e cavala; nozes e sementes; óleos de cozinha, incluindo óleo de girassol, canola e óleo de noz.

Efeitos para saúde: as gorduras poliinsaturadas podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol no sangue, reduzindo o risco de doença cardíaca. As gorduras ômega-6 e ômega-3 (dois tipos específicos de gorduras poliinsaturadas) são essenciais para uma boa saúde.

gorduras-boas

Gordura saturada

Fontes comuns: manteiga, banha, carnes gordas e laticínios cheios de gordura, incluindo leite e iogurtes.

Efeitos para saúde: uma dieta rica em gordura saturada tem sido associada a níveis elevados de colesterol e aumento do risco de doença cardíaca. Estudos científicos sugerem limitar a ingestão de gordura saturada para 7% do total de calorias, isso significa 16 gramas para uma dieta de 2.000 calorias por dia.

Gorduras trans / gorduras parcialmente hidrogenadas

Fontes comuns: muitos lanches embalados, assados ​​preparados comercialmente, molhos para saladas, batata frita de fast food e algumas margarinas.

Efeitos para saúde: as gorduras trans aumentam o colesterol ruim e diminuem o bom colesterol. De acordo com alguns estudos, deve-se limitar o consumo de gorduras trans para menos de 1% do total de calorias por dia.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta