4 sinais que mostram que você precisa comer mais fibras

importancia-fibras“Coma mais fibras”, você provavelmente já ouviu isso antes. Mas você sabe por que as fibras são tão boas para a saúde?

A fibra alimentar – encontrada principalmente em frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas – é provavelmente mais conhecida por sua capacidade de prevenir ou aliviar a constipação.

Mas os alimentos que contêm fibras podem proporcionar outros benefícios para a saúde, tais como ajudar a manter um peso saudável e reduzir seu risco de diabetes e doenças cardíacas.

Constantemente, seu corpo envia alguns sinais de alerta informando que seu organismo precisa de mais fibras. Veja abaixo quais são:

Seu colesterol está alto

Uma das razões para esse problema é a falta de fibra solúvel em sua dieta. Encontrada em alimentos como aveia, ervilhas, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenoura e cevada, a fibra solúvel se dissolve na água para formar um gel que se liga a algumas substâncias, como bile, colesterol e outras toxinas.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, concluiu que o consumo elevado de fibra solúvel foi associado a uma diminuição significativa nos níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol) em 60-70%.

Você está ganhando peso

Por que uma fatia de pão de trigo integral sacia mais do que duas fatias de pão branco? A resposta está nas fibras.

Durante o processo de moagem do pão branco, a fibra é removida do revestimento exterior do grão. Por outro lado, o pão integral contém fibra densa e germe de trigo, que proporciona uma fonte mais constante de energia, contribuindo para um período prolongado de saciedade.

Outros alimentos ricos em fibras, como arroz integral e legumes têm o mesmo efeito de saciar a fome, tornando menos provável que você consuma lanches impulsivos. O resultado: você não ganha peso!

importancia-fibras-02

Você está sempre com fome

Pela mesma razão que a fibra colabora com a saciedade, a falta dela faz você sentir fome. Isso não ajuda em nada se você está tentando controlar o peso. Os culpados mais comuns aqui são os alimentos feitos com farinha branca simples, que não contém a maior parte da fibra.

Então, diminua o consumo de arroz branco, panquecas, massas, e invista mais nas opções integrais.

Constipação

Um dos sinais mais seguros de que você precisa consumir mais fibra são os problemas relacionados ao intestino. Se você tem constipação, muito provavelmente, esteja na hora de consumir mais fibra, especialmente fibra insolúvel, que ajuda a regular o movimento do intestino.

De acordo com especialistas da Escola de Saúde de Harvard, EUA, a fibra de farelo de trigo e farelo de aveia parecem ser mais eficazes no alívio da constipação do que quantidades similares de fibra presentes em frutas e legumes.

Dica Importante: acrescente lentamente os alimentos ricos em fibras. Isto dá tempo ao seu sistema digestivo de se ajustar gradualmente à mudança. E não se esqueça de beber muita água. Lembrando que o excesso de fibras interfere na absorção de zinco e cálcio, especialmente em crianças e idosos.

Por fim, consulte um nutricionista antes de fazer qualquer mudança drástica no hábito alimentar.

Comente com sua conta do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostei dos dois argos onde davam bastantes dicas que são muito úteis para quem queira cuidar da saúde. Desde jovem que a saúde é para mim a coisa mais importante e controlar todos os alimentos que possam fazer mal à saúde nem pensar.
    Foi para mim muito útil ler os dois artigo que se referiam ao “potassio” e aos alimentos com ” fibras”
    o meu muito obrigado
    antunano

Deixe uma resposta