Como as bactérias do intestino podem fazer você engordar, ou ajudar a perder peso

bacterias-emagrecerAlém de ajudarem na digestão dos alimentos, as bactérias presentes em nosso intestino protegem o corpo contra os organismos invasores, colaboram com o sistema imunológico, criam e sintetizam vitaminas e até mesmo influenciam nosso humor e temperamento.

O velho ditado, “Você é o que você come!” tomou um novo significado conforme os cientistas aprendem mais sobre como a dieta influencia estes micróbios e bactérias do intestino. De acordo com novos estudos, as bactérias exercem um papel no metabolismo e no ganho e perda de peso.

As bactérias que engordam e emagrecem

Muitas vezes ouvimos os termos “bactérias boas” e “bactérias más”, mas o equilíbrio bacteriano no nosso intestino não é tão simples. É um sistema extremamente complexo que é único para cada indivíduo. O corpo humano acolhe algo entre 300-1000 espécies diferentes de bactérias.

Os cientistas estão aprendendo cada vez mais que algumas espécies de bactéria exercem diferentes influências no metabolismo e que a composição bacteriana difere de uma pessoa magra para alguém obeso.

Por exemplo, um estudo recente mostrou que a Enterobacter, uma bactéria encontrada no intestino humano, pode influenciar no ganho de peso.

Em um voluntário que tinha peso inicial de 175 quilos, a Enterobacter constituía 35% da bactéria intestinal. Depois de 23 semanas consumindo uma dieta rica em grãos integrais, alimentos medicinais chineses e prebióticos, o voluntário perdeu 53 quilos e todos os vestígios de Enterobacter desapareceram. A conclusão foi de que esta bactéria cria inflamação, que provoca resistência à insulina, resultando em ganho de peso.

Outro estudo recente mostrou uma correlação direta entre um nível alto ou baixo de bactéria no intestino e o peso das pessoas. Um nível elevado de bactéria e um nível elevado de diversidade foram ligados a pessoas com peso saudável, enquanto que os indivíduos com excesso de peso apresentaram uma correlação com um número muito menor de bactérias no intestino.

alimentos-prebioticos

Prebióticos e Probióticos

Comer uma dieta rica em prebióticos, como vegetais crus e frutas é uma ótima maneira de fornecer bactérias saudáveis para o nosso intestino.

Os probióticos também são altamente benéficos. Alimentos fermentados, alho, picles, iogurte, vinagre de maçã são alguns exemplos de alimentos probióticos que aumentam o número de bactérias saudáveis no intestino.

Mas lembre-se, ao passo que os probióticos são úteis, os maiores benefícios são adquiridos por meio dos prebióticos. Para perder peso, comer uma dieta saudável composta de 80% (ou mais) de vegetais crus e frutas é um bom caminho.

Hora da mudança

Nós podemos aumentar a quantidade de bactérias em nosso corpo e alterar seu equilíbrio pelos alimentos que escolhemos para comer e os alimentos que escolhemos para evitar. Manter a boa saúde do intestino é uma das coisas mais importantes que qualquer um pode fazer para saúde geral.

As pesquisas continuam a revelar que a diversidade de bactérias do intestino é essencial para uma boa saúde e é um fator de controle de peso. Até que se chegue a uma resposta conclusiva, nossas escolhas de dieta podem e vão alterar este equilíbrio interno.

Comente com sua conta do Facebook

3 COMENTÁRIOS

1. Bom dia,eu tenho 34 anos e sofro muito com o efeito sanfona,faz um tempão que eu me alimento bem,bo pelo menos é oque axo,no almoço carne branca de frango ou um bife grelhado com salada diversas e bem de vez em quando como um pão integrao ,a noite eu gosto muito de pepino e tomate,meu problema é que não consigo conter o sal ,mesmo na salada . podem me sugeri algo que me ajude a manter a saude e o peso por favor?

2. Quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

Meus Sintomas eram esses:
    – Estresse – acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    – Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    – Gases
    – Diarréia ou Constipação – dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    – Muco nas Fezes

Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido

resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os

dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para

ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar

produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês

vão se surpreender.
    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam

em todo o Brasil.
    o site é esse:

kefirdeleite.com

O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os

dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse

abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.