Alimentos ricos em antocianina que você deveria estar comendo

alimentos-ricos-antocianinaA antocianina é um composto vegetal que atua como um antioxidante eficaz dentro do corpo humano. Ele também é um pigmento que dá a muitos frutos e vegetais uma cor azul, vermelho e roxo escuro, e é encontrada em uma grande variedade de alimentos saudáveis.

Na medicina natural, substâncias ricas em antocianinas têm sido muito utilizadas para tratar uma série de condições (incluindo hipertensão arterial, resfriados e infecções do trato urinário). Pesquisas recentes sugerem que as antocianinas também podem ajudar a afastar os principais problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas e câncer.

Confira abaixo, alguns dos principais alimentos ricos em antocianina.

Berinjela

A berinjela é conhecida como “alimento para o cérebro”, e a antocianina desempenha um papel importante nesta denominação, isto porque, o composto ajuda a proteger as gorduras (lipídios) encontradas nas membranas celulares do cérebro.

Ameixa

As ameixas são suculentas, deliciosas, e possuem um alto nível de antocianina.

Amora, framboesa e mirtilo

Essencialmente, qualquer baga vermelha, roxa ou azul terá um imenso acúmulo de antocianinas. Isto inclui mirtilos, framboesas, e amoras. Na verdade, as amoras são conhecidas por ter a maior concentração de antioxidantes, mais do que qualquer outra fruta.

Aspargo

Recentemente, foi revelado que o aspargo roxo contém uma grande quantidade de antocianinas.

Banana

Surpreendentemente, considerando que as bananas são amarelas e certamente não possuem uma tonalidade escura, pesquisas mostram que esta fruta é uma grande fonte de antocianinas.

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Repolho roxo

Há pelo menos 36 variações diferentes de antocianina encontrados no repolho roxo

Uva

Todos os tipos de uva são uma maravilhosa fonte de antocianina. A pele da uva é onde estão localizadas as antocianinas.

Feijão

Diversas variedades de feijão são conhecidas por terem pequenas acumulações de antocianina, mas a melhor opção é o feijão preto. Com seu tom escuro, o feijão preto tem uma concentração maior de antocianinas do que outras variedades do alimento.

Romã

As romãs são conhecidas por terem uma grande quantidade de antioxidantes, e a antocianina e é apenas um dos muitos antioxidantes presentes nesta fruta saborosa.

Cereja

Todas as cerejas são consideradas uma grande fonte de antocianina. Quanto mais escura a cereja for, mais antioxidantes ela possui.

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