5 superalimentos para manter a saúde bucal

dentes01A higiene bucal vai muito além de escovar os dentes e usar fio dental. Saiba que existem alguns alimentos bem comuns no nosso cotidiano, que podem melhorar a saúde oral e deixar seu sorriso mais bonito e brilhante.

Confira logo abaixo, 5 alimentos fantásticos que vão te ajudar a manter os dentes e a boca saudáveis.

1. Chá Verde

O chá verde contém alguns compostos chamados de catequinas que podem combater a inflamação e realmente controlar as infecções bacterianas. Um estudo japonês descobriu que os homens que bebem chá verde regularmente, têm menos ocorrência de doença periodontal. E outro estudo japonês mostrou que, tanto para homens e mulheres, beber uma ou mais xícaras de chá por dia foi correlacionada com menor perda de dentes durante a velhice.

2. Morangos e Kiwis

A vitamina C é muito importante para a saúde geral do tecido da gengiva, pois ela ajuda a impedir que o colágeno se quebre. Sem o colágeno, a gengiva torna-se sensível, e, portanto, mais suscetível à doença periodontal. Kiwis e morangos têm uma grande concentração de vitamina C, assim como algumas frutas cítricas, como laranja e acerola.

3. Nozes e Sementes

Nozes e sementes são uma grande fonte de proteína à base de plantas, e estão embalados com poderosos micronutrientes para manter a saúde bucal, como fósforo, magnésio, potássio, zinco, e mais importante, o cálcio! O cálcio é naturalmente essencial para preservar ossos e dentes fortes, e ele realmente pode contribuir para a remineralização dos dentes. As amêndoas, castanhas e sementes de gergelim são alguns dos alimentos ricos em cálcio.

dentes02

4. Cebolas

Cebolas, especialmente quando consumidos crus, possuem poderosos compostos antimicrobianos. Uma recente pesquisa coreana, mostrou que as cebolas cruas foram realmente capazes de erradicar completamente quatro estirpes de bactérias conhecidas por causar cáries e doença periodontal. Lascas de cebola crua podem ser consumidas em sanduíches ou saladas.

5. Maçãs, aipo e outros alimentos ricos em fibras

Muitas vezes conhecidos como “detergentes dentais”, esses frutos e vegetais ricos em água agem estimulando a produção de saliva, o que evita as bactérias orais. Estes alimentos ricos em fibras também têm um efeito de lavagem que, literalmente, limpam a superfície dos dentes quando você os come.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here