Morangos podem ajudar no tratamento da gastrite

morang01A gastrite é uma condição em que o revestimento do estômago fica inflamado. Ela pode ser causada por uma série de fatores: consumo excessivo de álcool, infecções virais e bacterianas, uma desordem autoimune e até mesmo estresse são culpados comuns por trás deste problema digestivo. Essa é a má notícia.

A boa notícia? Investigadores europeus descobriram a habilidade poderosa que os morangos têm para combater a gastrite.

 

Como os morangos podem ajudar no tratamento da gastrite?

“Os efeitos positivos dos morangos não são ligados somente à sua capacidade antioxidante e alto teor de compostos fenólicos (antocianas), mas também ao fato de que eles ativam as defesas antioxidantes e enzimas do corpo”, explica a  pesquisadora italiana, Sara Tulipani.

Os estudos realizados por Tulipani e outros pesquisadores internacionais demonstraram que a ingestão de morangos levou a uma redução no aparecimento de úlceras do estômago, após alguns paciente consumirem etanol. Conclusão: os frutos maduros contém substâncias que podem ajudar a prevenir o início da inflamação a nível celular.

Esta constatação levou-os a concluir que os morangos estão entre as frutas mais importantes para combater a inflamação e também abriu o caminho para um olhar mais profundo sobre as novas doenças inflamatórias do estômago e as opções de tratamentos relacionados.

Alguns especialistas aconselham as pessoas com gastrite a comer uma dieta rica em frutas de baixa acidez e evitar alimentos gordurosos. Os morangos pertencem a lista de frutas de baixa acidez, assim como peras, framboesas e maçãs.

Morangos podem ajudar no tratamento da gastrite.

Outros benefícios do morango

Além de possivelmente ajudar a reduzir a inflamação do estômago, o morango também colabora para diminuir a inflamação nas articulações. A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, realizou um estudo que mostrou que as mulheres que comeram 16 ou mais morangos semanalmente estavam menos propensas a ter proteína C-reativa (CRP) no corpo, um indicador de inflamação.

Morangos também ajudam a melhorar a saúde dos olhos, suprimir o crescimento de células cancerígenas e regular a pressão arterial. Claro que, para ajudar a evitar problemas de saúde relacionados com o consumo de pesticidas, certifique-se de lavar bem o alimento.

Referência: science direct; natural news

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here