A importância das fibras para a perda de peso

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Se você está acima do peso e quer alguma ajuda para emagrecer, comece a comer alimentos ricos em fibras. A fibra dietética não é uma arma mágica do emagrecimento, mas tem o poder de ajudar em sua saciedade.

Eis o motivo: uma das maneiras mais eficazes para perder os quilos extras é controlar a fome, o calcanhar de Aquiles de que possui sobrepeso. Comer alimentos ricos em fibras faz você se sentir completo, resistindo à comilança desnecessária.

Estudos mostram que a maioria das pessoas come aproximadamente o mesmo peso de comida a cada dia. Se você escolher alimentos ricos em fibras e água – como sopas, saladas, frutas e legumes – em vez de alimentos sem fibras e água, você poderá comer o mesmo peso de alimentos, mas sentindo-se satisfeito com menos calorias.

Um estudo de 2009 apresentado na revista Appetite comparou o fator de saciedade ou plenitude de maçãs, molho de maçã e suco de maçã antes do almoço. As pessoas que comeram uma maçã antes do almoço, consumiram 15% menos calorias do que aquelas que ingeriram molho de maçã ou beberam suco de maçã. Isto sugere que a fibra da maçã saciou mais, mesmo quando comparada com o suco.

Além do teor de fibra, as frutas estimulam os sentidos e levam mais tempo para serem consumidas. Assim, psicologicamente, ela também pode ser mais gratificante do que bebidas ou outros alimentos. Mastigar também promove a produção de saliva e suco gástrico que ajudam a preencher o estômago.

Apesar de todo tipo de fibra ser saudável, pesquisas indicam que a fibra presente em alimentos integrais pode ajudar na perda de peso mais rapidamente – provavelmente porque esses alimentos também são baixos em calorias.

Além de ajudar na perda de peso, as fibras também reduzem o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade, diverticulite e prisão de ventre.

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Indicações

De acordo com estudos científicos, a maioria das mulheres deve consumir pelo menos 25 gramas de fibras diariamente para obter todos os benefícios de saúde. Para os homens, esse valor é de 38 gramas.

Adicione as fibras à sua dieta de forma gradual. Isso ajuda a evitar inchaço e gases, dando ao seu corpo o tempo necessário para se adaptar. Outra dica importante é beber bastante líquido.

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