10 motivos para banir o refrigerante diet da sua alimentação

diet-dest

Antes de tomar mais um gole do seu refrigerante diet, confira aqui 10 razões para que você exclua definitivamente essa bebida dos seus hábitos alimentares.

1. Engorda – ironicamente, apesar de ser chamado de refrigerante diet, consumir este tipo de bebida aumenta suas chances de engordar. O refrigerante diet está ligado a um aumento de 34% da síndrome metabólica, juntamente com suas consequências, como colesterol alto e obesidade abdominal.

2. Câncer – o aspartame, um dos principais ingredientes do refrigerante diet, tem sido associado com a formação de vários tipos de câncer, como de cérebro, fígado, pulmão e rim.

3. Ataque cardíaco – o risco de você ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral aumenta em 43% quando você bebe mais de uma lata de refrigerante diet por dia.

4. Desequilíbrio hormonal – pesquisas mostram que o aspartame presente em refrigerantes diets provoca um desequilíbrio nos hormônios cerebrais, especificamente dopamina e serotonina. A dopamina é uma substância química do cérebro que nos ajuda a sentir-se bem. A serotonina é um neurotransmissor do cérebro que colabora para o relaxamento, reduz a dor e a probabilidade de sofrer depressão.

5. Afeta os rins – um estudo publicado pela renomada Universidade de Harvard, nos EUA, descobriu que beber refrigerante diet diariamente, duplica o risco de uma pessoa possuir doença renal.

aspartame

6. Corroí os dentes – o refrigerante diet é extremamente ácido e tem sido associado à erosão do esmalte dos dentes.

7. Contém BPA – as latas de refrigerante são revestidas com plástico contendo bisfenol-A (BPA). BPA é um disruptor hormonal que tem sido associado a uma lista crescente de problemas de saúde e doenças. Ele danifica o sistema reprodutivo das mulheres, causa câncer de próstata nos homens e tem sido relacionado com a puberdade precoce, obesidade, câncer da mama, e outras condições.

8. Depressão – de acordo com pesquisadores da Academia Americana de Neurologia, se você beber quatro ou mais latas de refrigerante por dia estará 30% mais propenso a sofrer de depressão.

9. Ressaca – a mistura do refrigerante diet com bebidas alcoólicas agrava as ressacas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Hospital Real de Adelaide, na Austrália, o refrigerante diet aumenta a velocidade com que o álcool entra na corrente sanguínea, agravando as ressacas.

10. Desidratação – o teor de cafeína presente do refrigerante diet pode contribuir para a desidratação. A cafeína é um diurético, ou seja, faz você urinar. A desidratação pode causar tonturas, dores de cabeça, coração acelerado, convulsões e, em casos extremos, a morte.

Referências: care2.com; prevention.com

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here