Nutrientes e alimentos essenciais para manter seu cabelo saudável

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Você gasta muito dinheiro com produtos para deixar seu cabelo mais bonito e sedoso? Se a resposta for sim, ai vai uma dica: em vez de focar no que você usa para manter seu cabelo saudável, consuma alguns dos nutrientes e alimentos listados logo abaixo. Confira!

Ômega-3

O ômega-3 é importante para o pleno funcionamento das membranas celulares. Cabelos quebradiços podem ser um sinal de deficiência de ômega-3 no organismo. O ômega-3 também é encontrado nos óleos naturais do cabelo, bem como, no couro cabeludo.

Alimentos ricos em ômega-3: peixes oleosos, como salmão e algumas fontes vegetais que incluem linhaça e nozes.

Beta-caroteno

Beta-caroteno é o precursor da vitamina A, que ajuda a garantir a produção do sebo que, por sua vez, mantém o couro cabeludo e o cabelo hidratado e flexível. Além disso, a vitamina A colabora para o crescimento das células, incluindo as células capilares.

Alimentos ricos em beta-caroteno: cenoura, batata doce, abóbora.

Zinco

O zinco é um nutriente importante para manter o cabelo saudável e evitar a queda.

Alimentos ricos em zinco: carne de frango, ovos, pepino e abacate.

Biotina

Provavelmente, você já ouviu esse nome em um anúncio de shampoo ou outro produto de cabelo. A biotina ajuda a garantir o bom metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos que comemos, além disso, é um nutriente frequentemente recomendado para quem deseja manter o cabelo saudável.

Alimentos ricos em biotina: amêndoas, ovos, lentilhas e framboesas.

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Ferro

O ferro é responsável por transportar o oxigênio para todas as partes do corpo, incluindo o seu cabelo e couro cabeludo. A falta de ferro pode levar à anemia, um sintoma que pode ocasionar a queda de cabelo.

Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, sardinha, ovo, feijão e sementes de abóbora.

Vitamina C

A vitamina C auxilia na formação de colágeno, um componente importante do tecido conjuntivo. Um tecido conjuntivo saudável é um fator crucial para manter o cabelo em bom estado, pois inclui o tecido do couro cabeludo, bem como, os vasos sanguíneos que fornecem os folículos pilosos.

Alimentos ricos em vitamina C: caju, pimentão, couve, kiwi, laranjas e morangos.

Conclusão

Olhando para a lista, nota-se que os princípios básicos de uma boa dieta alimentar beneficiam todas as partes do seu corpo, incluindo o cabelo. Não desanime se você não notar melhorias imediatas, porque qualquer mudança na dieta que você faz agora só vai afetar o crescimento do novo cabelo.

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