As melhores bebidas pós-treino

bebidaComo todos já devem saber, a hidratação adequada é essencial antes, durante e após a prática de exercício físico. Parece um assunto já batido, mas ainda é possível observar muitas pessoas que não seguem essa regra, seja em razão da correria do treinamento ou pelo fato de se esquecerem.

Infelizmente, a desidratação severa pode ter consequências graves, como parada cardíaca ou acidente vascular cerebral.

Em média, perdemos cerca de um litro de fluidos para cada hora de exercício. E não perdemos somente água, mas também eletrólitos, tais como potássio, magnésio, e principalmente sódio.

A compensação da perda de líquidos é essencial para prevenir a desidratação. A regra geral é beber de 200-300 ml de líquido para cada 15 minutos de exercício.

No caso da reidratação pós-treino, listamos algumas bebidas que, além de repor o líquido perdido, beneficiam seu organismo de muitas formas. Confira!

Suco de cereja – os antioxidantes presentes nas cerejas aliviam o inchaço pós-treino e a inflamação nas articulações.

Suco natural – evite o xarope de milho rico em frutose encontrado em alguns sucos concentrados, opte pelo suco natural, que mantém a fibra, vitaminas, minerais e eletrólitos que estão presentes em frutas e legumes.

Chá – os antioxidantes que estão naturalmente presentes nos chás ajudam a desintoxicar seu corpo e acelerar o metabolismo.

Leite com achocolatado – tem a quantidade certa de proteínas e carboidratos para recuperar os músculos.

leite-achocolatado

Água de coco – a água de coco é uma maneira refrescante de repor os eletrólitos perdidos e reidratar o corpo.

Suco de banana com laranja – depois de um treino intenso, uma mistura saborosa de bananas com laranjas e água pode repor minerais e vitaminas, bem como fornecer os açúcares naturais que o organismo necessita.

O que evitar?

Evite bebidas que contenham cafeína. A cafeína é um diurético que pode contribui para a desidratação pós-treino.

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